Alunos de Jornalismo lançam livro sobre mulheres pioneiras no rádio amapaense

Hoje (8), no Dia Internacional da Mulher, ocorrerá o lançamento virtual do livro “Mulheres no Rádio Amapaense – Inovadoras”, às 16h, pelo Google Meets. Com diagramação moderna em formato digital para tablet, smartphone, computador – na versão PDF, o E-book será disponibilizado, gratuitamente, à comunidade no site da Editora UNIFAP. A Comissão Organizadora pretende realizar, ainda, um lançamento presencial assim que retornarem as atividades na Universidade – sem data prevista.

“O segundo volume da Coleção de Sala – Mídia Sonora na Amazônia continua a registrar histórias de profissionais pioneiras. Neste E-book, você encontrará mulheres apaixonadas pela profissão e pelo rádio. É uma história singular, pois traz detalhes preciosos da trajetória radiofônica de locutoras, jornalistas e radialistas pioneiros que atuam na região da Amazônia amapaense” explica o docente organizador do livro e diretor da TV e Rádio Universitária, Prof. Dr. Paulo Giraldi.

O livro traz apresentação da Profa. Dra. Nelia Del Bianco (UnB/UFG) e prefácio da Profa. Dra. Debora Cristina Lopez (UFOP) e coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (2015-2020).

Pioneiras

A obra “Mulheres no Rádio Amapaense” traz entrevistas exclusivas com Ana Girlene, Bianca Castro, Gilvana Santos, Helena Guerra, Janete Carvalho, Márcia Corrêa, Maria Socorro, Rute Hippolyte, Suelen Vilhena e Ziulana Melo, além de registros fotográficos e imagens cedidas pelas profissionais.

Cada entrevista registrada é fruto do trabalho de alunos da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que aceitaram o desafio de produzir esse segundo E-book. “Esperamos que tal iniciativa sirva de inspiração e motivação para os futuros profissionais do radiojornalismo, a partir do conhecimento teórico e memórias singulares da história rádio na região Norte do Brasil”, deseja o docente.

Conheça os autores

Amanda Bastos, Anita Flexa, Felipe Lima, Fernando Pereira, Jamille Rosa, Jéssica Mont’Alverne, Joeli Barros, Karina Pacheco, Kellven Vilhena, Laura Machado, Luana Silveira, Lucas Costa, Luciana Coêlho, Luiza Nobre, Mara Castro, Michelle Silva, Núbia Pacheco, Pedro Monteiro, Rafaela Justino, Railana Pantoja, Rayane Penha, Renata Nunes, Samilla Rodrigues e Sidney Cardoso.

Tome nota

O E-book está disponível para download no site da Editora UNIFAP, no dia 8 de março, pelo endereço: https://www2.unifap.br/editora/catalogo/e-books/

Ascom Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *