Alunos do Ifap se destacam em seleções nacionais


Com apenas dois anos e meio de atuação no ensino, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) já acumula vários prêmios e destaques graças ao desempenho dos alunos e o esforço da equipe de professores, técnicos e gestores. Recentemente mais dois alunos se destacaram em seleções nacionais. Um deles é Igor Costa, 17 anos, do curso técnico de Secretariado, no câmpus Laranjal do Jari, um dos vencedores do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Concurso de Redações, Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já Vera Lúcia Leal, 16 anos, do 3º ano do curso Integrado de Alimentos, no câmpus Macapá, foi selecionada, com apenas mais um brasileiro, a participar da expedição internacional “De la Selva del Darién a la Europa de Carlos V”, promovida pelo governo espanhol através do Programa de Intercâmbio Educativo Cultural Ruta Quetzal.

Igor concorreu com alunos de várias partes do Brasil. Na etapa Unidade da Federação, Igor Costa representou o câmpus Laranjal do Jari com o tema “A equidade de Gênero: Uma nova luta de igualdade entre sexos nas profissões”, tendo como orientadora a professora do curso técnico de Secretariado e coordenadora de Pesquisa e Extensão, Karoline Siqueira. “É o Ifap mostrando o nosso potencial”, disse a professora.

O prêmio foi instituído, em 2005, pela Secretaria de Política para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência. É dirigido a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.

Segundo o aluno premiado, o treinamento para fazer uma boa redação durou cerca de um mês. “Estou feliz porque pude contar com a orientação da professora Karoline. Eu escrevia, ela analisava, mostrava os erros, pedia que eu reescrevesse, até que consegui fazer um texto à altura do evento. Fiquei muito feliz quando soube que havia ganhado. Minha mãe também ficou orgulhosa de mim e agora sei que posso ir mais longe”, disse.

Intercâmbio – Vera Lúcia, do câmpus Macapá, vai representar o Ifap em uma expedição de 19 de junho a 23 de julho deste ano. Ela e um aluno do Colégio Dom Pedro II (RJ) sairão de Brasília em 19 de junho rumo à capital espanhola Madri, onde se integrarão a 225 adolescentes de 50 países, como Argentina, Uruguai, Grécia,Letônia e da própria Espanha. De Madri, vão para o Panamá, onde começa a expedição propriamente dita, inspirada na rota feito pelo navegador espanhol Vasco Nuñes de Balboa, em 1513.

Os expedicionários atravessarão a Selva de Darién, até chegar ao Mar do Sul, seguindo os passos do descobridor do Oceano Pacífico. A viagem terá a duração de um mês, em visita ao Panamá e à costa dos países iberoamericanos do Oceano Pacífico, cidades ao sul da Espanha, além de Gante, Bruxelas e Bruxas, cidades da Bélgica. No roteiro, há ainda a previsão de visita a importantes instituições europeias, como o Parlamento e o Conselho da Europa.

A programação será finalizada em 23 julho, em Madri, com um encontro com o próprio rei da Espanha, Don Juan Carlos I, que, em material de promoção do evento, assim define o intercâmbio: “Esta é uma viagem que mescla ciência, cultura e aventura”

Articulação – O Ministério da Educação divulgou a 28ª Edição do Programa de Intercâmbio Educativo Cultural Ruta Quetzal BBVA, fruto da cooperação Brasil-Espanha, cujo objetivo central é fomentar a Comunidade Iberoamericana e aprofundar o conhecimento mútuo acerca dos aspectos históricos e culturais. Em 2013, o programa comemorará o Quinto Centenário do Descobrimento do Oceano Pacífico. A viagem finalizará com a entrega de diplomas aos expedicionários em solenidade dirigida pela Universidade Complutense de Madri.

O governo espanhol destinou duas bolsas ao Brasil. O reitor do Ifap, Emanuel Alves de Moura, tomou as providências para que a instituição participasse do programa e a equipe da Assessoria Internacional tratou de iniciar o processo de seleção interna. Aproximadamente 250 alunos foram contatados por telefone ou pessoalmente pela equipe do Ifap para verificar se atendiam aos pré-requisitos do programa: ter nascido em 1996 e 1997, falar e escrever espanhol, estar estudando o Ensino Médio, além  de ter bom desempenho acadêmico. Somente dois passaram pelo teste do idioma. Feitas as entrevistas, houve empate e o que colocou Vera Lúcia em primeiro foi o seu boletim de notas.

“Acredito que para o Ifap é o primeiro passo para a internacionalização das experiências de nosso alunos, uma vez que Vera Lúcia servirá de incentivo para outros alunos participarem de outros intercâmbio internacionais”, afirma a assessora internacional.

Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)

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