Amapá e Guiana Francesa: tecendo o esperançar nas Amazônias rumo ao X FOSPA 2022

I Encontro Internacional do Fórum Social Pan-amazônico na Guiana Francesa Foto: Fabien Canavi

Uma parceria de longa data segue em diálogos a caminho do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) que se realizará entre 28 e 31 de julho de 2022, em Belém do Pará, Brasil! A parceria entre o Amapá e a Guiana Francesa no âmbito do FOSPA ganhou força a partir de 2014, quando se realizou o VII Fórum Social Pan-Amazônico na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, trabalhando em conjunto para reforçar o Comitê do FOSPA da Guiana Francesa. Desde então, uma série de reuniões e diálogos têm sido tecidos neste esperançar.

O Comitê FOSPA Guiana Francesa é articulado pelo Fórum Social Permanente da Guiana (FSPG) representado por Nora e Elie Stephenson; União dos Trabalhadores da Guiana Francesa (UTG) por Fabien Canavi e a Secours Catholique Guiana Francesa, que também vem desempenhando importante papel na construção dos diálogos e articulações FOSPA Guiana Francesa.

Em Julho de 2019, o FOSPA Amapá organizou o VIII Círculo de Saberes Cuidando da Amazônia, em Vila Vitória, no Oiapoque-AP, um município limítrofe da Guiana Francesa. Na ocasião, oficializou-se o convite de honra aos companheiros franco-guianenses para participarem do Pré-FOSPA Amapá, também realizado em novembro do mesmo ano. Uma poderosa caravana de companheiros guianenses chega a Macapá, que retribuem a parceria convidando o Amapá a participar do I Encontro Internacional do Fórum Social Pan-amazônico na Guiana Francesa.

Para Wemerson Santos, Membro do Comitê Executivo do FOSPA, existe uma incidência política em relação à dimensão de colonização, seja o Amapá com problemas coloniais portugueses e a Guiana Francesa, pela colonização francesa, que existe sobre guianenses. E isso faz com que a ponte não separe os povos, e sim, faça a união de quem enfrenta problemas iguais dentro da sociedade.

VIII Círculo de Saberes Cuidando da Amazônia, em Vila Vitória, no Oiapoque-AP Foto: Wemerson Santos

“Não somente a dimensão geográfica, as cores, a etnia e as línguas nos aproximam. Os modos de vida de Amapá e Guiana Francesa têm muito mais semelhança, identidade e ancestralidade, se comparado com o mundo europeu francês. Então os problemas que enfrentamos aqui são comuns, passando pelo saneamento básico, saúde, educação e outros. Estamos em territórios de biodiversidade. Modos de vidas que têm muita relação, como vidas na roça, ribeirinhas, indígenas, quilombolas e tantos outros estilos de vivências que nos conectam”, explicou.

O FOSPA Amapá e a Guiana Francesa continuam tecendo o esperançar nas Amazônias. A artesanía dessa tessitura fortalece o intercâmbio de Pré-Fóruns e Iniciativas de Ação a caminho do X FOSPA 2022, a partir do horizonte político, pedagógico, organizativo e metodológico dos Círculos de Saberes. Nesse caminho, o intercâmbio entre Pré-Fórum Guiana Francesa-Amapá terá lugar nos dias 25 e 26 de Junho de 2022 e o intercâmbio Pré-Fórum Amapá-Guiana Francesa terá lugar no mês seguinte, nos dias 24 e 25 de Julho de 2022.

Os dois comitês entrelaçam conhecimentos e sentimentos com o intercâmbio entre as suas delegações, seguindo a organicidade dos critérios e a metodologia de participação para o X FOSPA Belém 2022, nas Casas de Saberes e Sentires e com as Iniciativas de Ação: Vidas Negras na Amazônia, Nossa Vida é nossa Roça e a Convenção 169 da OIT.

Pré-FOSPA Amapá Encontros Cuidando da Amazônia. Foto: Celleny Servitta

“Somos semelhantes em muitos aspectos em termos de exploração social, ambiental, política e econômica, mas também estamos unidos pelo nosso compromisso de sermos guardiães da nossa Amazônia, defendendo o nosso território e cuidando da natureza”, concordam ambos os representantes de cada Comitê do FOSPA.

É nessa sinergia de semeia e colheita que o Amapá e a Guiana Francesa caminham juntos para colher os melhores frutos rumo ao X FOSPA Belém 2022, juntas e juntos tecendo o esperançar nas Amazônias.

Texto: Celleny Servitta
Fonte: Fórum Social Pan-Amazônico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *