Amapá é o segundo estado com mais acessos diários à internet no país

g111

Por Abinoan Santiago

Dados da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal apontam que 44% dos amapaenses acessam a internet todos os dias. O percentual só perde para o Distrito Federal, que alcançou 56%. Apesar do número expressivo, o Amapá fica em penúltimo quando é avaliada a média de horas que os internautas ficam conectados. De segunda-feira a sexta-feira, os amapaenses costumam acessar 3 horas e 17 minutos, ficando a frente somente de Roraima, com 3 horas e oito minutos no mesmo período. A média brasileira é 4 horas e 59 minutos.

O tempo do amapaense conectado à internet nos fins de semana ainda é menor, com apenas 2 horas e 58 minutos, deixando o estado muito abaixo da média brasileira, de 4 horas e 24 minutos.

Os números estão expostos na “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela 10893515_753088831410817_1581057043_nPopulação Brasileira. A intenção do estudo é “conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira” para subsidiar políticas de comunicação social do governo federal.

Mesmo com o percentual elevado da internet, a preferência dos amapaenses ainda é a TV, 83% dos entrevistados no estado respondeu que assiste programações de TV todos os dias, deixando o Amapá no topo do ranking no país. O tempo a frente da telinha ficou 3 horas e 37 minutos, no período de segunda-feira a sexta-feira, abaixo da média brasileira, de 4 horas e 31 minutos. Nos fins de semana, o amapaense chega a assistir 3 horas e 31 minutos, sendo que 91% acompanham a programação de TV aberta.g1111

O rádio também foi alvo de pesquisa no estudo. Apenas 30% dos entrevistados disseram escutar a mídia todos os dias. O maior percentual (44%) respondeu que escutam rádio uma vez na semana. A média de frequência é de 3 horas e 8 minutos, uma das maiores do país.

O pior resultado de mídia no Amapá ficou com os jornais impressos. 64% dos entrevistados amapaenses declararam que nunca lêem jornal impresso. Apenas 19% acompanha os periódicos todos os dias. A preferência de leitura, no entanto, ainda é na versão tradicional. 84% respondeu que acompanha os jornais na forma impressa, e somente 2% na versão digital.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *