Amapá é o único estado do Brasil a ultrapassar meta de cobertura vacinal contra a gripe

O Amapá alcançou nesta sexta-feira, 94,37% de cobertura vacinal contra a gripe, sendo o único estado do Brasil a ultrapassar a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para os públicos prioritários, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que encerrou na quarta-feira, 31.

A média nacional de cobertura é de 45%. Atrás do Amapá, estão os estados da Paraíba, com 74,91%, e do Maranhão, com 62,24%. São Paulo e Rio de Janeiro, atingiram, respectivamente, 41,76% e 30,45% de imunização de grupos prioritários, que incluem pessoas mais vulneráveis à doença, como crianças, idosos e mulheres grávidas.

O incentivo à vacinação é uma das principais estratégias do Governo do Amapá para conter o surto de síndromes respiratórias que atinge, sobretudo, as crianças menores de seis anos. Na última sexta-feira, 26, o Estado repassou R$ 2,7 milhões para os 16 municípios investirem em ações como contratação de profissionais ou compra de insumos para alcançar o maior número possível de moradores com a vacina.

Em 13 de maio, quando o Governo do Estado decretou o surto, a cobertura vacinal era de apenas 16%, mas a população respondeu ao chamado e compareceu aos postos de vacinação.

Mesmo com o fim da campanha, as doses de imunizante seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde para qualquer pessoa a partir dos seis meses.

Cobertura contra influenza

O Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 2, o vacinômetro, uma plataforma online atualizada diariamente com os dados de vacinação contra a gripe.

O site aponta que, entre os grupos prioritários, são 182.513 pessoas vacinadas em todo o estado. Ao todo, 90,15% das crianças com idades entre seis meses a seis anos incompletos receberam a vacina.

As cidades de Oiapoque, Pracuúba, Calçoene e Tartarugalzinho chegaram a 100% de cobertura. Em outra ponta, Cutias, Mazagão e Serra do Navio ainda não alcançaram a meta de 90% de cobertura vacinal.

Quem não pode tomar a vacina da gripe?

Bebês com menos de 6 meses e pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes da vacina ou às doses dos anos anteriores não podem receber a vacina da gripe.

Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?

Não é recomendado tomar a vacina da gripe estando na fase aguda da doença com quadro febril. Isso se deve à necessidade de evitar que os sintomas da gripe sejam confundidos com os possíveis eventos adversos da imunização. Pessoas com sintomas leves, como coriza e tosse podem e devem se vacinar.

A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global

Secretaria de Estado de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *