Amapá entra no 15º dia de apagão com início de solução provisória para retorno de 100% da energia

Imagem – Fantástico

O Amapá entrou nesta terça-feira (17) no 15º dia de apagão, que afeta 13 dos 16 municípios do estado. Na segunda-feira (16), começaram a ser descarregados os 37 geradores termelétricos que devem garantir, de forma provisória, o retorno de 100% do fornecimento da energia elétrica assim que entrarem em operação.

Os problemas no fornecimento de energia iniciaram no dia 3 de novembro, depois que um incêndio atingiu a principal subestação do Amapá. As causas ainda são investigadas. O estado ficou completamente “no escuro” por quatro dias.

No dia 7 de novembro, o serviço começou a ser retomado e atualmente a distribuição para 90% da população do estado é através de rodízio, de 3 e de 4 horas.

Os geradores, que chegaram na segunda-feira vindos de Manaus em balsas, vão gerar 45 megawatts de energia. Segundo projeção do Ministério de Minas e Energia (MME), irão garantir o retorno da totalidade no fornecimento.

Usina termelétrica de Santana vai receber geradores — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Os equipamentos são instalados em duas subestações da Eletronorte, uma na capital Macapá e outra no município de Santana.

Ainda não há prazo exato para a retomada integral da eletricidade, pois a previsão depende da avaliação técnica das empresas de montagem dos geradores. No entanto, a CEA prevê manter o racionamento até o próximo dia 26.

Atualmente, o estado gera um total de 210 megawatts, sendo 70 da Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes e 140 megawatts através do sistema da Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE).

Geradores chegaram ao Amapá em balsas vindas de Manaus, no Amazonas — Foto: Rede Amazônica

Solução definitiva

Para garantir 100% do abastecimento e com segurança de reserva de energia é necessária a instalação de um segundo transformador na subestação que pegou fogo. Atualmente, a estrutura opera com apenas um, também danificado pelo incêndio, mas que foi recuperado no dia 7 de novembro.

A LTME tinha um terceiro transformador, justamente de reserva, mas o equipamento está em manutenção desde o fim de 2019.

A Rede Globo apurou ainda que, em 5 anos de operação, a subestação que pegou fogo não recebeu uma única fiscalização presencial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Transformador para solução definitiva começou a ser transportado para Macapá — Foto: Emiliano Capozoli/Gemini

A Aneel esclareceu que a fiscalização do setor de transmissão de energia elétrica ocorre continuamente e tem por base o monitoramento de indicadores de desempenho das transmissoras.

A montagem do novo transformador está prevista para esta semana. Na segunda-feira o equipamento, que pesa cerca de 100 toneladas, começou a ser transportado de Laranjal do Jari, no Sul do estado, numa operação logística que envolve balsas e caminhões.

O parque elétrico de geradores que chega ao Amapá vai continuar no estado mesmo após a recuperação do transformador da subestação, como retaguarda.

Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos durante apagão — Foto: Maksuel Martins/Estadão Conteúdo

Apagão no Amapá

Atualmente, as cidades atingidas pelo apagão tem cerca de 80% da capacidade de fornecimento. O racionamento gerado pelo problema é alvo de reclamações e uma série de protestos desde o dia 6.

O ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, chegou a anunciar que o restabelecimento total estava previsto para o último fim de semana, porém a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) planeja que o racionamento dure até 26 de novembro, até que o segundo transformador esteja funcionando.

Inspeção na subestação com transformador incendiado ao fundo — Foto: Polícia Civil/Divugação

A concessionária responsável pela operação da subestação tinha até a quinta-feira (12) para dar uma “completa solução” para o problema, porém pediu prorrogação do prazo, que foi atendido pela Justiça Federal com data máxima até 25 de novembro.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *