Amapá: Funarte realiza oficina de projetos culturais em artes cênicas

De 24 a 28 de junho a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza a Oficina Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas, no Sesc Araxá, no bairro do Beirol, em Macapá (AP). As inscrições estão abertas, até o dia 23 de junho. A ação integra o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019. A participação é gratuita.

A oficina é destinada a artistas, produtores culturais e estudantes de artes cênicas. Realizado pela da atriz, cantora, professora, dramaturga e produtora Ana Veloso, o trabalho consiste em atividades teóricas e práticas. São disponibilizadas 35 vagas.

Conteúdo

Aula teórica – programa: Como elaborar as diversas etapas de um projeto e participar de editais de entidades públicas e privadas; objetivos do patrocinador; como buscar e manter parcerias na área cultural; e temas afins; apresentação pela ministrante de diversos modelos de projetos, em formulários propostos para adequação a diversas leis e editais; apresentação pela ministrante de modelos e exemplos de projetos sem formatos previamente definidos por patrocinadores ou leis de incentivo – “Que indicadores de avaliação são importantes serem apresentados aos patrocinadores”; noções sobre produção – elemento fundamental para a melhor elaboração do projeto, que promove sua viabilidade.

Prática (individual e em grupo): Confecção de planilhas de orçamento, cronograma, etc..

Ana Velloso

Sobre a ministrante

Ana Velloso é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), onde também é professora de Produção Cultural no curso de Formação de Atores, desde 2003. Como sócia fundadora da Lúdico Produções Artísticas (1995), realizou mais de 120 projetos em diversas vertentes culturais, como teatro, música, balé, ópera, literatura e patrimônio.

Em sua atuação como dramaturga, destacam-se espetáculos como: Você Não Passa de Uma Mulher, com direção de Fábio Pillar; É a Mãe, comédia contemporânea que dirigiu em parceria com Duda Maia; Estatuto de Gafieira, com direção de Aderbal Freire-Filho; Clara Nunes – Brasil Mestiço, com direção de Gustavo Gasparani; Atlântida – O Reino da Chanchada, com direção de De Bonis; A Revista do Ano – Politicamente Incorretos, com direção de Sergio Módena.

O objetivo da oficina é levar o aluno a trabalhar sobre os princípios fundamentais, técnicas e processos de elaboração de projetos culturais; fornecer informações sobre: princípios básicos e atualizações das leis de incentivo à cultura; definição de conteúdos básicos para elaboração de projetos – formatação de planilhas (cronogramas, planos de trabalho, planos de distribuição de produtos culturais, planilhas orçamentárias etc) – noções e apresentação de projetos – lay outs e conteúdos.

O Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

Nesse programa, a Funarte, em parceria com produções locais, realiza oficinas gratuitas em vários estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará e do Distrito Federal. Além dos cursos de elaboração de projetos culturais, há aulas de dramaturgia: criação de textos teatrais; direção Teatral; uso do corpo e da voz, produção e administração teatral, interpretação e teatro de bonecos. Além das oficinas, estão previstas no programa três espetáculos resultantes das oficinas de montagem de ópera, teatro Musical teatro popular brasileiro. Todas as atividades são gratuitas. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.

Por meio dessa ação, a Funarte intenciona capacitar e qualificar artistas e técnicos na áreas de circo, dança e teatro. O objetivo é contribuir para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo dessas artes.

As oficinas são divulgadas no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina. Se houver desistências, após o preenchimento das vagas, os candidatos que aguardam na lista de espera poderão ser chamados.

Oficina Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas
Macapá (Amapá)

De 24 a 28 de junho de 2019, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Ministrante: Profa. Ana Veloso
Público Alvo: artistas e produtores culturais / estudantes de artes cênicas
Carga horária: 20h/aula
Número máximo de participantes: 35

Inscrições

Prazo: Até o dia 23 de junho de 2019, através deste LINK

Local: Sesc Araxá – Macapá (AP)
R. Jovino Dinoá, 4311 – Beirol, Macapá
Tel.: (96) 3241 4440

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas
Ministério da Cidadania – Governo Federal

Mais informações: [email protected]

Fonte: Funarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *