Amapá inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Foto: Arquivo/Secom

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia nesta segunda-feira, 12. Para garantir a imunização dos amapaenses, o Governo do Estado já repassou 37.200 doses da vacina influenza trivalente aos 16 municípios. O objetivo é imunizar pelo menos 90% do público até 9 de julho. Está previsto que o Ministério da Saúde (MS) envie, nos próximos dias, nova remessa de doses da e, fabricadas pelo Instituto Butantã.

Etapas de vacinação

No Amapá, a imunização acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e é dividida em três fases: a primeira, do dia 12 de abril a 10 de maio, atende: crianças de 6 a meses a 6 anos incompletos; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa, de 11 de maio a 8 de junho, será para idosos acima de 60 anos e professores.

A terceira etapa acontece de 9 de junho a 9 de julho e imunizará pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas privadas de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O gestor da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia, explica que, para as pessoas que também fazem parte dos grupos prioritária da imunização contra a covid-19, a recomendação do MS é que se tenha um intervalo de no mínimo 14 dias entre uma vacina e outra.

“É fundamental manter as vacinas de rotina em dia. Desta vez, enviamos aos municípios doses contra a covid e a influenza. As pessoas que pertencem aos dois grupos de vacinas devem seguir a recomendação do MS de ministrar o imunizante com 14 dias de diferença, dando prioridade para vacina contra covid”, disse Malafaia.

A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

Nathanael Zahlouth e Marcelo Guido
Assessoria de comunicação da SVS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *