Amapá inicia elaboração de planejamento estratégico para fortalecer gestão do SUS no estado

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) iniciou o Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá. O objetivo do programa é que a gestão aperfeiçoada fortaleça as secretarias estaduais de saúde, resultando em mais eficiência e cuidados para a população.

A ação é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Metas

Entre as metas da ação, estão: a busca do fortalecimento da cultura de gestão estratégica e do planejamento estadual do SUS, por meio de oficinas de capacitação e diretrizes de ação.

Também são metas do projeto o planejamento estratégico e integrado dos instrumentos de gestão, do desenvolvimento da tábua de indicadores, do mapa estratégico e do plano de ação do SUS no estado.

No Amapá, o processo conta com a participação do professor Manoel Geraldo Ferreira que, junto às equipes técnicas da Sesa, trabalha na realização dos produtos que subsidiam o monitoramento e avaliação dos Planos Estaduais de Saúde. Eles atuam também na Missão, a Visão e os Valores do planejamento estratégico.

Após os debates sobre os objetivos e metas, o próximo passo é implementar as ações. Para a gestora da Sesa, Silvana Vedovelli, todo esse trabalho é para alcançar a consolidação do SUS no Amapá.

“É fundamental para nortearmos a gestão, propor metas e, principalmente, realizar o planejamento estratégico do nosso plano de ação enquanto gestão do SUS no estado”, enfatizou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Estão envolvidos no projeto diversos setores da Sesa como Coordenadoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional, Saúde Bucal, dentre outras.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *