Amapá participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura

O Governo do Amapá participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, onde delegações de todo país vão avaliar políticas públicas que fortaleçam as ações culturais ofertadas à população brasileira, a partir desta segunda-feira, 4, em Brasília.

O tema central da conferência é ‘Democracia e Direito à Cultura’, com debates sobre Institucionalização dos marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade na política cultural; além de Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e linguagens digitais.

Após dez anos desde a sua última edição, a 4ª Conferência espera reunir cerca de 3 mil pessoas. A partir dos debates das delegações, as propostas aprovadas irão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que conduzirá a pasta pela próxima década.

Entre a delegação do Amapá, estão representantes de segmentos culturais da capital e do interior do estado. Para a secretária de Estado da Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli, a 4ª Conferência promove a troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas culturais.

É um momento de troca de experiências e debates sobre políticas públicas que garantam os direitos culturais para que todos os segmentos possam ter acesso de forma democrática”, pontuou a secretária.

Os delegados participantes vão defender pautas de interesse local e da sociedade brasileira na efetivação de políticas públicas plurais, democráticas, inclusivas e participativas. Além disso, a iniciativa também visa buscar mecanismos por meios culturais como forma de diminuir as desigualdades sociais no Brasil.

Texto: Alexandra Flexa
Foto: Internet/Divulgação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *