Amapá participa de encontro da ONU sobre a situação da mulher no mundo

O Amapá compõe a delegação brasileira presente na 68ª Sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher. O encontro é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne lideranças mundiais, entidades não governamentais, empresas e ativistas de todo o mundo na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para debater sobre temas como direitos humanos da população feminina, equidade de gênero e empoderamento.

O evento acontece anualmente, no mês de março, e em 2024 tem como tema: “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com a perspectiva de gênero”.

Presente no encontro, a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, detalha a importância de apresentar a realidade das mulheres da Amazônia para o mundo.

“Será um momento de troca de experiências e informações a respeito dos direitos das mulheres de todo o mundo, porque estão presentes lideranças femininas históricas, que debatem sobre a situação de mulheres em cada uma de suas regiões”, avalia Adrianna.

A delegação brasileira é coordenada pelo Ministério da Mulher, e inclui a socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de secretarias estaduais das mulheres. A vice-governadora do Ceará e secretária da mulher, Jade Romero, falou das expectativas para o encontro na ONU.

“Esse é o segundo maior evento da ONU no mundo, temos mulheres de vários países fazendo as negociações diplomáticas, trazendo essa perspectiva dos mais diversos pontos do mundo sobre a política de mulher. Será um momento muito proveitoso de muito debate e tenho certeza que vamos construir muitas pontes entre nossos estados”, pontuou a vice-governadora.

Outra representante é a secretária da Mulher do Acre, Márdhia El-Sawwa, que destacou a importância dos estados da região Norte participarem encontro.

‘O Norte tem suas peculiaridades, estamos ansiosas e empolgadas com esse encontro. Estamos aqui para mostrar mais uma vez o poder das mulheres!”, destacou Márdhia.

Texto: Alice Palmerim
Foto: Ministério das Mulheres/Governo Federal e Rafael Corrêa/Sepm
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *