Amapá possui o único açaí certificado do mundo

Por Joice Batista

O Amapá tem o único açaizal certificado pela Forest Stewardship Council (FSC) do mundo. A área de produção fica no Arquipélago do Bailique, distante cerca de 160 quilômetros de Macapá. Após a certificação, outros mercados poderão ser alcançados.

Esse reconhecimento veio em 15 de dezembro de 2016. Antes disso, os produtores da Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique, responsáveis pela área de produção faziam vendas individuais e por um valor baixíssimo, em média R$ 0,30 por quilo do açaí. Mas agora pretendem alcançar preços melhores.

O FSC é um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido que identifica, por meio de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal.

Certificados, os produtores do Bailique podem explorar ainda mais o grande potencial do açaí em todo o mundo, pois o consumo desse produto está aumentando continuamente e está sendo utilizado em outras regiões do país, seja puro ou com xarope de guaraná. Além disso, o mercado internacional tem grande interesse no fruto.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, dos 13 produtos do extrativismo com variação positiva, o açaí foi o que apresentou o maior aumento na produção, quando comparado com 2014, com 9%. Em 2015, só o Pará colheu mais de 1 milhão de toneladas de açaí em uma área extrativista e cultivada de 154.486 hectares. A venda dos frutos injetou cerca de R$ 1,8 bilhão na economia em um ano.

Na comunidade do Bailique, parte da renda obtida da venda do açaí é reinvestida na Escola Família Agroextrativista, onde o filho do produtor além de estudar, aprende a colher, desidratar, processar e misturar o açaí de outras formas, gerando maior valor agregado ao produto.

Para a comunidade conseguir a certificação, oficinas de boas práticas no manejo de açaizais foram realizadas para que pudessem atender a requisitos pré-estabelecidos. As atividades foram promovidas com o apoio da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela) e do Grupo Trabalho Amazônico (GTA).

Atualmente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking total do sistema FSC com 6,2 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal e envolve 118 operações de manejo, entre áreas de florestas nativas e plantadas.

Fonte: Jornal do Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *