Amapaenses mostram interpretação de música em Libras ao vivo em rede nacional

Por Fabiana Figueiredo

Alexandra Moraes cantou ‘Medo Bobo’ enquanto Fernando Fernandes fez a tradução para a língua de sinais. Projeto que promove a acessibilidade para surdos foi destaque na Rede Globo.

A cantora Alexandra Moraes e o professor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram destaques do programa Encontro com Fátima Bernardes desta quinta-feira (10). A canção “Medo Bobo”, da dupla Maiara e Maraisa, foi a escolhida para ser interpretada para ouvintes e surdos simultaneamente no estúdio da TV Globo, no Rio de Janeiro, em rede nacional.

Buscando fazer a inclusão dos surdos em atividades culturais, o projeto de Alexandra e Fernando consiste em gravar vídeos de músicas que fazem sucesso, com a tradução da Língua Portuguesa para a Libras.

A apresentação ao vivo emocionou convidados do programa, as pessoas da plateia e espectadores – principalmente os do Amapá, estado de origem dos jovens – que acompanharam a interpretação no programa transmitido em todo o país.

A emoção também foi sentida pela Alexandra, que canta profissionalmente desde 2016 e apareceu pela primeira vez em um programa com exibição em rede nacional.

“É muito gratificante ver que o nosso trabalho chegou tão longe, e saber que agora outros surdos poderão conhecer a música. Até agora não estou acreditando. Foi uma oportunidade inesperada, mas me sinto realizada e com a sensação de dever cumprido”, falou a cantora.

Para o professor, o convite foi uma oportunidade de mostrar que a comunidade surda precisa ser integrada e encarada com naturalidade.

“Tudo que aconteceu foi fruto de muito graça e trabalho furtivo, agora o projeto terá novas dimensões, um público diferente e isso é muito importante. A comunidade surda ganha muito mais. Estou aqui por eles, pelas minorias que pouco tem espaço nas grandes redes”, afirmou Fernandes.

A dupla chega em Macapá na sexta-feira (11), com expectativas de crescer com a iniciativa.

Assista ao programa Encontro de hoje e veja a apresentação dos amapaenses AQUI. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *