Amigos de cinegrafista que levou tiro de PM fazem brechó para ajudar em cirurgia de R$ 15 mil

Por Fabiana Figueiredo

Um brechó de roupas, sapatos e acessórios vai ser realizado no sábado (12) para ajudar a custear a cirurgia que o cinegrafista Charles Maduro Pessoa, de 42 anos, precisa fazer. Ele está internado desde o dia 29 de julho no Hospital de Emergências de Macapá depois que levou um tiro na coxa durante uma briga com um policial militar.

No dia que foi internado, o cinegrafista passou por um procedimento de emergência, mas aguarda uma nova cirurgia corretiva e para retirada da bala. O fêmur ficou comprometido e, segundo Charles, o sangramento que ele tinha constantemente na perna estancou com uso de remédios para dor.

O cinegrafista informou ainda que continua aguardando transferência para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), onde deve ser feita a cirurgia. A espera ficou ainda maior depois que as cirurgias ortopédicas foram suspensas por falta de material. Com a bala ainda alojada, os médicos informaram a família sobre a possibilidade de ele ter sequelas.

A mobilização dos amigos é para arrecadar o valor de R$ 15 mil para que ele passe pelo procedimento pela rede particular de saúde. As vendas acontecerão a partir das 15h30, na praça Floriano Peixoto, no Centro de Macapá.

Além do brechó, amigos e familiares também fazem uma campanha online e no dia 3 de agosto fizeram uma sessão solidária num cinema da capital, quando toda a renda da exibição foi doada ao Charles. O cinegrafista trabalha em uma emissora de TV na capital.

Briga

O tiro foi disparado no dia 29 de julho, em um posto de combustíveis no bairro Universidade, Zona Sul de Macapá. Sobre o caso, Charles contou que viu o policial agredir a companheira e numa tentativa de acalmar a situação, se aproximou do casal.

“Ele estava meio surtado, deu um grito, me afastei, fui lá loja de conveniência do posto, e quando voltei vi ele agredindo ela. Ao me aproximar, ele deve ter pensado que eu ia agredi-lo, então fez o disparo. Não tive nenhuma chance de defesa”, relatou.

Ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o policial alegou que a discussão iniciou porque o cinegrafista estava alcoolizado e assediou a esposa dele. No relato, o PM informou ainda que Charles agrediu o militar e jogou uma garrafa de vidro e por isso, o policial fez o disparo que atingiu a coxa esquerda do cinegrafista, que caiu em seguida.

O militar se apresentou no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), confirmou a autoria do disparo e alegou legítima defesa. A polícia não informou se o PM estava de serviço e se a arma utilizada era de uso pessoal ou da corporação.

Em nota, a Polícia Militar informou que guarnições do 1º Batalhão foram acionadas e ao chegar no local, mobilizou o atendimento de urgência. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia Civil. A PM completou que acompanha o caso e no final abrirá um processo administrativo de apuração.

A família de Charles ressaltou que vai procurar a Justiça para cobrar a punição do policial.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *