Hoje é aniversário do meu irmão. Meus parabéns, Emerson. Te amo, cara!

Tudo que eu queria neste décimo dia do mês de dezembro era poder estar com o meu irmão e fazer alguma coisa que para encher o coração dele de alegria. Falar o quanto penso nele, na nossa vida juntos e como eu o admiro e amo. Como não posso tomar uma cerveja com o Emerson neste domingo, lhe escrevo, como de costume em seu natalício. Ah, claro, escrever sobre a mesma pessoa tantas vezes é difícil, pois como diz a Jaci, minha namorada: “o amor é bem clichê e repetitivo. Por isso mesmo é lindo”. Então, vamos lá.

Hoje, aniversaria o filho mais novo da dona Lúcia e do saudoso Penha, pai amoroso e dedicado da Maitê, marido da Andresa, contador, empresário, o flamenguista e remista mais apaixonado por esses times, incorrigível sacana, um dos maiores consumidores de heinekens de que tenho notícia e o melhor irmão que alguém pode sonhar em ter, Emerson Tavares. Aliás, esse baita cara é, além de meu mano mais novo, o meu melhor amigo.

Meu irmão é um cara de sucesso e um homem de bem. Hoje ele completa 38 anos com cara de 28, filha de 3 anos, esposa lindona, estabilidade financeira e com uma porrada de gente que o ama (ninguém mais do que eu). Tenho por demais orgulho dele.

Neste vasto e misterioso mundo, tenho a honra e sorte de tê-lo como aliado, pois o Emerson é um grande homem. O mano tem a alegria e excelente humor do nosso pai, quem nos ensinou a sermos gente boa (meu irmão é de fato, eu tento). Também puxou a força da nossa mãe. Já disse muitas vezes: o mano e Lúcia são pessoas que sempre me apoiaram e sempre apoiarão nesta vida.

Engraçadão, o cara faz a alegria de quem tem a sorte de tê-lo por perto. O Merson coloca um pouco de ordem no caos. Ele se distingue pelo bom humor sacana, postura cômica e figura agradável.

É uma lindeza ver a forma apaixonada como o Emerson vive, o seu amor pela filha Maitê, esposa, mamãe, a mim, à vó e aos amigos é um lance diferente e muito foda. Ele é um cara despudoradamente de bem com a vida e de uma energia positiva que irradia.

Neste curto tempo dentro deste imenso universo e tempo, sou grato por ter esse cara. Com o Emerson, sou invencível (eu atravessaria o inferno com ele ao meu lado). Juntos, a gente nunca perde, só ganha. Sejam mais amigos, mais momentos felizes, mais amor ou mais lembranças porretas para o futuro.

A vida, velho companheiro de jornada, tem tantos perigosos, mas tu me ajuda a passar por todos eles. Nem que seja para fazer graça quando tudo parece perdido!

Emerson, que Deus permita que sigas teu caminho junto aos teus amores por muito tempo (isso inclui a mim, claro) com saúde, sucesso e motivos para sorrir. Te amo demais. Meus parabéns e feliz aniversário!

…Você meu grande herói,
Mais poderoso que o inimigo.
Você, constante amigo,
Meu distante companheiro.
Você, que o tempo inteiro
Não tem medo do perigo, não…” – Meu Irmão – Toquinho.

Elton Tavares

Feliz aniversário, Celle! – @cellenunes

Sabem aquelas pessoas que fazem você se sentir bem só de estar perto? Pois é, tenho vários amigos assim. Uns mais do que outros, claro. É o caso de uma pessoa que muda de idade hoje. Quem aniversaria é a competente talentosa jornalista e editora-chefe do jornal A Gazeta, assessora de comunicação, profissional exemplar, filha, irmã e amiga amorosa, uma das loucas mais sensatas que conheço, revisora oficial de quase tudo que redijo, querida amiga e irmã de vida deste que vos escreve, Marcelle Nunes.

Celle é Phoda como jornalista e é fantástica amiga. A gente ri de tudo juntos, até de nossas derrotas, gordices, desencontros, desencantos, marcadas e etecétera. Ela emana boas vibrações e contagia quem está ao seu redor. Sempre com um bom humor invejável e um sorrisão no rosto, Marcelle é uma excelente companhia para trabalho, diversão e até para ouvir minhas poucas lamúrias.

Com uma inteligência acima da média e humor negro latente, ela tem o superpoder de sempre levantar o meu astral, seja com um elogio, barato ou conselho. Além dos atributos descritos acima, a menina possui bom caráter e grande coração. Aliás, ela excessiva em suas paixões e amores. Seja pela família, amigos, trampo e afetos em geral. Quem tem a honra de estar entre os seus decerto concorda comigo.

Nunca vi a Marcelle sacanear ou prejudicar alguém. Até gostaria que ela sacaneasse os filhos da puta que tem a ousadia de infernizá-la. Me vem logo aquele sentimento de “fico logo puto”.

Somos brothers há menos de uma década, mas parece que a Celle sempre foi minha amiga. Talvez de outra vinda por aqui, quem sabe. Mas como este é um texto de felicitações e como já escrevi vários para essa irmã de vida, repito: Não estamos sempre juntos, mas nos falamos quase todos os dias. Celle é um desses anjos da guarda providenciais. A cavalaria que chega na hora exata ou aquele amigo que cai contigo batendo.

A maluca mora no meu coração. Não à toa, nós, os amigos, amamos essa mulher. Mesmo quando eu ando sumido da vida dela e ela da minha, digo: “porra, Celle, desculpa não ter te chamado pra beber, mas foi improviso”. Ela sempre dispara: “não esquenta, somos amigos e não precisamos dessas explicações. Adoro essa menina. Só fico bolado com ela quando a chamo para um local que não havia programado previamente. Ela não vai mesmo. Mas tudo bem, é a Celle. Marcelle Nunes, tua irreverência e gentebonisse, assim como teu providencial apoio de sempre, são faróis na tempestade.

Sou grato por tudo e sabes que sempre podes contar comigo. A gente discorda sobre muita coisa, mas sabemos da reciprocidade e da amizade que nos une. Te admiro como jornalista e como pessoa. Também te amo como uma irmã. Que tua vida seja longa e que a gente seja sempre amigos nessa jornada. Que tenhas sempre saúde e sucesso junto aos teus amores.

Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Seis anos sem Jacinta Carvalho

jacinta (2)

Há exatamente seis anos, morreu a professora, jornalista e ex-secretária de Estado da Comunicação, Jacinta Carvalho. Ela, que tinha 34 anos, faleceu vítima de uma infecção generalizada causada por um vírus desconhecido, que atingiu o pulmão e posteriormente o coração. Foi tudo tão rápido. Só de lembrar, ainda fico atônito.

Acordei naquele domingo, às 7h, com a triste notícia.

Ela era uma mulher inteligente, competente, sorridente, alegre, íntegra, batalhadora, verdadeira, despojada, de bem com a vida, responsável, leal aos amigos, sincera, comprometida em tudo o que fazia e apaixonada pela família.

Jacinta foi minha professora (e de muitos jornalistas do Amapá) na Faculdade Seama, onde cursei Comunicação Social. Na época não nos dávamos tão bem, aliás, tivemos alguns embates memoráveis.

Anos depois, ela me disse: “eu gostava das nossas discussões na minha aula, você era questionador, argumentativo, provocador e combativo”. Esse elogio rolou em 2010, quando já éramos amigos.

Em 2011, ela se tornou minha chefe.

De professora, virou secretária de Estado da Comunicação. Cargo merecido, pois, mesmo alguns discordando, ela tinha competência para tal. Em 2012, foi inaugurada no bairro Vale Verde, no Distrito de Fazendinha, a Escola Estadual Professora Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho Gonçalves, uma justa homenagem. Eu fui cobrir a inauguração, foi uma mistura de tristeza pela lacuna que ela deixou e alegria pelo reconhecimento do seu trabalho. É, foi emocionante.

Jacinta deixou dois filhos meninos, seus amores. Além deles, era apaixonada pelo magistério, pela comunicação e por dançar. Sim, a moça curtia um arrasta pé.

Com precisão cirúrgica, Mário Quintana escreveu: “a morte chega pontualmente na hora incerta”. Quem conhecia Jacinta sabe que ela vivia pra valer. Eu, assim como muitos colegas, tive o privilégio de ser seu amigo. Seu lema era: “viver bem é um desafio diário”. Concordo! Por essas e outras, ainda sentimos sua falta por aqui e sentiremos durante muito tempo, mas sabemos que ela cumpriu sua missão.

Amigos vão e vêm. Por causa dos mistérios da vida, muitos passam anos como personagens de nossas histórias, mas não deixam nenhuma marca positiva.

Com outros convivemos pouco, mas, com intensidade e por algum motivo, mudam o rumo de nossas existências. Foi assim que Jacinta passou pela minha vida, melhorando-a.

Ela foi para outro plano, mas não sai da memória e nem do coração de seus amigos e familiares. Jacinta acreditou em mim e serei eternamente grato. Querida, tenho certeza de que estás em um bom lugar. Até a próxima vez!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Rizandra Lima!

15301101_1450559081663785_646177971_n

Como sempre digo: gosto de parabenizar amigos. Declarações públicas de amor, amizade e carinho são importantes pra mim. Também volto a dizer que os anos 90 foram muito loucos e naquele tempo fiz grandes amigos, aos quais considero até hoje. Apesar do pouco contato com a maioria, muitos deles moram no coração. É o caso da outra aniversariante de hoje.

Quem também muda de idade neste domingo é a pirata estilizada, presepeira, servidora pública, viajante compulsiva farrista exemplar, fã de cervas véu de noiva e velha amiga deste jornalista, Rizandra Lima

Com a Rizandra vivi memoráveis presepadas nos tempos de Colégio Amapaense. A gente também bebeu naquela época a quantidade de goró para toda uma vida. Ela faz parte de saudosas memórias afetivas.

Depois passei muitos de sequer ver a Rizandra. Reencontramos-nos por meio da Mariléia, querida amiga em comum. Vez ou outra, a gente se encontra, pisa na beira, molha a palavra e ri bastante. É sempre muito divertido dividir algumas cervejas com essa maluca.

Rizandra, mana velha, gosto muito de você. Que tenhas sempre saúde, sabedoria, juízo (que a gente nunca teve muito) e sucesso.

Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

*Texto republicado, mas de coração.

Feliz aniversário, Carlinha Amorim! – @CarlaMcpAP

euecarlinha

Hoje aniversaria a biomédica, servidora pública, produtora de eventos e sócia-proprietária da Tajá Produções, namorada do Talison, militante da cultura, viajante do mundo, amante de Rock and Roll e uma de minhas queridonas amigas, Carla Amorim, a nossa “Carlinha”.

Nossa aniversariante é inteligente, de boa índole, trabalhadora, irônica sem ser chata, figura fantástica, de bem com a vida, competente e demais gente fina. É como dizia o meu saudoso amigo Tãgaha: “gente do bem é outra coisa, passa e deixa rastros”. É o caso de Carla Amorim.

1910_1038692782848866_9114398598125483243_n

Conheci a moça em 2011, quando trabalhávamos no Governo do Amapá. Carlinha, competente nível hard, me auxiliava nas pautas. Ela me orientou em várias ocasiões e foi fundamental para a cobertura de diversas pautas.

Dona de vasta cultura geral, excelente humor e ótimo papo. Carlinha é uma pessoa que a gente gosta de ter por perto. Gosto pra caramba dessa menina, apesar dela apertar minhas banhas (odeio isso!).

15310465_1450386138347746_1571336507_n
Eu, Carlinha e Talison – Novembro de 2016

Enfim, ela tem o respeito, admiração e amizade. Carlinha, gosto muitão de ti. Que sigas com sucesso na vida profissional e pessoal, sempre com saúde e essa energia boa que irradias.

Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

*Texto republicado, mas de coração. 

Feliz aniversário, Rulan Leão!

EueW (1)

Hoje é aniversário do regueiro, metaleiro, cervejeiro, cachaceiro, boêmio, guitarrista (de uma porrada bandas), pai dedicado, frequentador do underground amapaense e brother, Rulan Leão.

Trata-se de um tocador dos bons, figura divertido, espirituoso e gente fina. Um cabuçu poser como poucos, no melhor sentido da expressão.

Rulan ficou conhecido por alguns como “o cara que estava com a bandeira do Amapá no Rock in Rio”, mas para quem curte Rock and Roll em Macapá, ele é um velho e querido conhecido.

É sempre bacana encontrar o cara nos piseiros. Ele é realmente um maluco firmeza. Enfim, sem muito papo furado ou frescura, feliz aniversário, Rulan!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Ana Girlene! (@anagirlene)


Hoje aniversaria a ultra inteligente, competente radialista (acho que também arrebentaria na TV), assessora e colega de trabalho na comunicação do Ministério Público Estadual (MP-AP), admirável jornalista (vocação que ela exerce de maneira primorosa) apaixonada pirata (e pirada) da batucada, mãe e avó de lindos cachorrinhos brancos, sofrida botafoguense, esposa da Ilzi, apresentadora do programa de rádio Café com Notícias e muito querida amiga deste editor, Ana Girlene.

Girlene é cheia de gírias e gesticulações porretas, dona de uma voz indiscutível, que é a sua marca (como diz a minha ruiva: “a voz mais bonita do rádio”).

Aliás, a profissão é um traço de Ana: Comunicadora e comunicativa, já disse e repito: ela é PHO – DA, assim mesmo, com PH, silabicamente e em caixa alta. Antenada, perspicaz e sabidona, manja demais de política, cultura e demais assuntos do cotidiano. Ela também arrebenta ao escrever e apagar incêndios midiáticos.

Girlene também possui um humor refinado, sarcástico sem ser soberbo, além de sua cirúrgica sábia malandragem (sempre digo a ela que ainda aprendo esse “blau”). Sou muito fã desta mulher, que é consideradona pela imprensa e público em geral. Num mercado tão concorrido e cheio de trairagens, Ana se destaca, pisa na beira e marca território. A moça é realmente uma profissional fantástica.

Lembro-me da Ana nos tempos de colégio, ela jogava vôlei e tals. Quem diria que tratava-se dessa menina sensacional, dona de um bom humor incrível e tiradas inteligentes. Hoje é muito broda, que aliás, comigo corta muitos dobrados no cotidiano do trabalho.

Somos amigos, não há tanto tempo assim, mas com muito respeito e consideração mútua. Eu até nem esquento com todos os furos e desfeitas (e olha que continuo convidando ela e Ilzi), pois a Ana é assim mesmo e a gente adora essa mulher.

Enfim, a Ana é do caralho (como dizia Millor: “qual expressão traduz melhor a ideia de intensidade do que “do caralho”?).

Girlene, que tua vida seja longa. Que esses 39, com aparência de 30, se repita muitas vezes. Que tenhas sempre saúde e sucesso junto aos seus amores. Tu te garantes e eu dou valor em ser teu amigo. Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Jamile Moreira! – @JamileMoreiraap

217391_497531036966599_1285633769_n

Hoje aniversaria a mãe do Léo, moleca doida dos “roquenrou’s”, jornalista, assessora de comunicação, fã de reggae, humornegrista, descolada, alegre, barateira, esquentada, inteligente,  apreciadora de cervas enevoadas e bons papos molhados com as melhores e piores companhias da cidade, consideradona da galera, portadora de altos níveis de maluquês, pavulagem e gentebonisse, presepeira, engraçada além de broda das antigas deste editor, Jamile Moreira.

Sabe, a gente estudou junto e tenho que confessar que eu não botava muita fé na moça, mas ela me surpreendeu positivamente e há tempos é uma excelente profissional. Eu adoro essa doida. Sério mesmo!

A gente até trampo juntos por um curto período, mas nos encontramos mesmo é pra rir. Rir muito, pois “nóis é maluco” e faz tempo. Já disse e repito: admiro quem consegue ser doido sem ser irresponsável ou incompetente (na verdade, gosto dos undergrounds que ganham sua própria grana). Jamile é assim.

14292511_1103985726336526_241667209201556645_n

Enfim, a Jamile é uma querida e velha amiga (há uns 11 anos, eu acho). Hoje ela completa 31 aninhos, mas saca das malandragens. Quando a gente se encontra, o que é raro, é uma festa (e uma festa com muita cerveja). Ela é totalmente desprovida de frescura. Uma daquelas figuras que saca dos atalhos da vida, imperceptíveis para otários, pois a figura é safa, benzadeus!

Jamile, muita luz pra ti. Que sigas com saúde e sucesso. E “tu saaabes…”, dou muito valor na senhora. Parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Paula Fernanda!

Hoje troca de idade uma de minhas irmãzinhas. Falo da nutricionista, fisioterapeuta, instrutora de Pilates, esposa do Ednardo, filha mais velha do tio Paulo, irmã da Ana e Jamila, botafoguense, massagista familiar, corredora/Maratonista, e minha amada prima, Paula Fernanda Tavares. Ela mora em Fortaleza (CE) e por conta disso, não nos vemos há tempos, mas apesar de longe dos olhos, Paulinha (ela sempre será a “Paulinha”) vive dentro do meu coração.

Paula é Inteligente, honesta e trabalhadora. Ela é uma das pessoas de minha família que sempre me deu apoio, mesmo quando eu era um pouco mais pirado que hoje. Minha relação com essa querida sempre foi a melhor possível e as lembranças de nós juntos são excelentes momentos de memória afetiva.

Prima, a gente se entende e se ama, tu sabes. Estou feliz pela tua felicidade, mesmo de longe, sigo a torcer pelo teu sucesso.

Por tudo que és, Paula e pela honra que tenho em ser seu primo, hoje lhe rendo homenagens. Que tenhas sempre saúde e motivos para sorrir junto aos seus amores. Te amo!

Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Sal Lima!

Hoje troca de idade um dos irmãos que ganhei no jornalismo, pois junto da Mariléia e Gilvana, o cara é um dos grandes amigos que fiz nessa nossa louca e apaixonante profissão. Hoje aniversaria o marido da Ruth, pai de quatro caras, meio maranhense, meio tocantinense (apesar de ele negar o primeiro), fotógrafo dos bons, pescador, boleiro, flamenguista, bicolor, amante de Rock and Roll e maluco das antigas, além de um dos maiores brothers que tenho, Manoel Lima de França, o popular “Sal”.

Sal é uma figura. Um cara prestativo e desenrolado. Um mano que está junto comigo sempre, seja para tomar umas ou resolver problemas. Um amigo de verdade. Não tenho uma única memória infeliz ou lembrança de marcada do cara para comigo. Pelo contrário. Devo incontáveis favores a ele.

Com muito carisma, desbocado, fala alta e jeito estúpido de ser (o cara é bruto uma ponta), é uma das melhores companhias para tomar uma cerveja, trocar umas risadas, bater um papo ou fazer uma correria do dia-a-dia. A gente ri junto até de nossos vacilos. Coisas das nossas malacas percepções das coisas.

Ele também é um profissional ético, competente, experiente e franco. Sal possui senso crítico, inteligência, lealdade, sinceridade e honestidade em alta escala. Ele é malandro, mas não pilantra. É coerente, mas não otário. Um homem, sobretudo, de bem.

Sal é dono de frases engraçadas, comportamento irreverente, colocações viscerais, autêntico ao máximo. Ele vive do jeito que quer, que gosta, desprovido de mesmice ou convencionalismo, sempre está com seu campo de força antidepressivo ligado. Quando trabalhamos juntos, na assessoria de comunicação do Governo do Amapá, em 2010, ele abria a porta da redação às 8h da manhã e dizia: “bom dia, caralho!”. Sempre dou risada ao lembrar disso!

Com toda certeza, Sal é um sujeito porreta e decente. Um cara do caralho (leia-se palavra de intensidade). Não à toa, nós, os amigos, amamos esse cara.

Por tudo que é e pela honra que tenho em ser seu amigo, hoje rendo homenagens a Sal Lima pelo seu natalício. Querido irmão, que tenhas sempre saúde e sucesso junto aos seus amores. Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Amaral!

Hoje também aniversaria o funcionário público Amaral Junior. Um velho e querido amigo meu. Apaixonado pela família, o cara é marido da Claudinha, pai do Aldryn e Maria Luiza. Além da esposa e filhos, é louco pelos pais e irmãos. Sim, nosso aniversariante é uma pessoa paidégua!

Amaral faz parte da turma que denominei “galera da piscina”, grupo de amigos que nadaram na velha Piscina Olímpica de Macapá. Nem sei quanto tempo o conheço, mas faz muitos anos.

Ele é um fervoroso torcedor do Flamengo, folião do Boêmios do Laguinho e como ninguém é perfeito, também é remista. Amaral é um grande anfitrião, eu e a velha turma vivemos bons momentos em sua residência, no bairro Zerão, onde assistimos muitos títulos do Mengão, participamos de muitos churrascos e tudo regado a muita cerva.

Junior é sensato e equilibrado, é uma pessoa que os amigos escutam e respeitam. Inclusive eu. A gente se distanciou com o tempo, mas nos gostamos. Sempre torço pelo sucesso e saúde do Amaral, assim como de sua bela família.

Enfim, mano velho, que sigas feliz na estrada da vida tu és gente boa demais. Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Gabriel Penha! – @GabrielPPenha

943230_489023461150690_729139230_n
Hoje é aniversária do competente jornalista, exímio fotógrafo, repórter dos bons, premiado produtor cultural, idealizador do projeto “Povo de Cultura e Fé”, sócio-diretor do Bar do Louro e ilustre cidadão do município de Mazagão, Gabriel Penha.

Eu já sacava o trabalho de Gabriel há um tempo, já que ele trampa no jornalismo amapaense desde 1998. Mas em 2011, fizemos amizade e descobrimos um parentesco distante.

Sim, ele é meu primo de não sei qual grau. Pois minha família paterna é natural de Mazagão (onde nasceu o meu pai, José Penha). Só sei que o distante laço sanguíneo é por parte da minha avó.

14716270_1352545521465142_1159171222547420478_n

Parentescos à parte, além de profissional reconhecido, Gabriel é gente fina. Um cara parceiro e de bom trato com os colegas. Também é preciso ressaltar o amor de Penha por Mazagão, seu grandioso trabalho pela manutenção do município e valorização da cultura do local.

Por tudo isso e mais uma renca de coisas porretas, parabenizo o cara. Gabriel, meu primo, meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Feliz aniversário, Jorge Junior!

euejorgejuniorsombra-jpg1

Hoje é aniversário do marido da Patrícia, pai do lindo Pedro Jorge, repórter cinematográfico e fotojornalista Jorge Cardoso Junior, o “Sombra”. O figura é bem humorado, inteligente, prestativo, gente fina e profissional competente, além de querido amigo meu.

Experimentado no meio jornalístico amapaense, Jorge já foi cinegrafista de vários veículos de comunicação de Macapá. Conheci o figura somente em 2011, quando trabalhamos juntos na comunicação do Governo do Amapá.

Com ele, cobri os mais variados eventos, percorremos as estradas do Amapá, trampamos em muitas cidades, durante dias e noites. Dividimos quartos de hotéis nada recomendáveis, comida e cervejas.

14199211_1122761987809370_3236910283284273056_n

Além de ótimo colega e profissional, Jorge é um cara bacana. Um homem que trata a todos com respeito. Ele é, sobretudo, um cara do bem.

Sombra, mano velho, que Deus te ilumine sempre. Que tenhas saúde e sucesso para alcançar seus objetivos. Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Dicas do Fernando Bedran para o Feriado

bedran1234
Fernando Bedran

Dica para o feriado?
Desligue a TV.
Use o mínimo de celular e net.
Faça e coma o rango de sua preferência.
Curta sua família e amigos com muita alegria.
Escute boa música.
Seja você mesmo e reflita se não está viajando demais na barca “da Maria vai com as outras”, pense por você, decida por você.
Não recrute para sua cabeça mágoas, rancores, pessoas sórdidas, hipócritas e nefastas.
Saia um pouco da mesmice viciante do dia a dia e sorria muito, inclusive de você mesmo.
Abrace forte quem estiver por perto.
Reze ao DEUS de seu coração pelos menos favorecidos e os que estão em desencanto.
Aprenda algo e ensine algo.
Se beber ,beba uma por mim.
Se não, sorria mesmo assim.
Bom feriado em harmonia com o todo!

Fernando Bedran