Ana Euler toma posse como nova Diretora de Negócios da Embrapa

Em reunião na sexta-feira (19), o Conselho de Administração da Embrapa (Consad) deu posse à pesquisadora Ana Euler, lotada na Embrapa Amapá, para ocupar o cargo de diretora-executiva de Negócios. A pesquisadora apresentou seu plano de trabalho na reunião extraordinária do último dia 12, além de ter sido aprovada pelo Comitê de Elegibilidade (Coele).

“Me sinto muito honrada com o convite do Ministro Carlos Fávaro (da Agricultura e Pecuária) e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, para assumir a Diretoria de Negócios. Nossa missão é buscar fortalecer a Embrapa, recompor o orçamento, motivar e melhorar as condições de trabalho de nossas equipes e responder às demandas e prioridades do setor produtivo, desde os povos indígenas guardiões de nosso patrimônio ambiental, agricultores familiares que alimentam a nossa população, até os grandes produtores de commodities que são a base de nossa pauta de exportação. Nossa ambição como Empresa deve ser grande, de produzir e exportar conhecimentos, tecnologias e ativos que sejam capazes de extinguir a fome no mundo com sistemas alimentares sustentáveis”, declarou a nova diretora-executiva de Negócios da Embrapa.

Ana Euler é engenheira florestal, com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Graduate School of Environment and Information Science – Yokohama National University, Japão. Ingressou na Empresa em 2008, por concurso público, lotada na Embrapa Amapá. Neste centro de pesquisa, também exerce a função de articuladora internacional. Nascida em Niterói (RJ), optou por trabalhar e viver na Amazônia há 20 anos, sendo 15 no Amapá.

Na Embrapa, desenvolve estudos em manejo florestal comunitário, governança e desenvolvimento territorial, cadeias de valor da sociobiodiversidade, serviços ecossistêmicos e políticas públicas. Atualmente, é membro do Comitê Gestor do Portfólio Amazônia da Embrapa.

Diretoria de Negócios – A Diretoria de Negócios é composta das seguintes Gerências: Negócios, Gestão do Núcleo de Inovação Tecnológica; Parcerias; Prospecção de Mercado. Uma das atribuições desta Diretoria é interagir com as Unidades organizacionais da Embrapa e com o mercado, para propor modelos e apoiar a estruturação de novos negócios com vistas à inserção de tecnologias no mercado e exploração comercial de conhecimentos, bens, direitos, produtos e serviços como bioinsumos, carbono, startups, negócios de impacto, banco de dados, digital, entre outros.

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 3203-0200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *