Aniversário de Bob Marley: o bom e velho rei do reggae faria 68 anos hoje


Apesar de não ser fã de reggae, gosto dos clássicos. E nada é mais clássico em reggae do que as canções de Bob Marley. Nascido Robert Nesta Marley, em Saint Ann, no interior da Jamaica. Ele era filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês Britânico descendente de judeus sírios que migrou do Oriente Médio para a Inglaterra e depois para Jamaica. E de Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. 

A música do cantor e compositor Bob Marley, que se vivo faria 68 anos, foi influenciada pelas questões sociais de sua terra natal. Ele deu visibilidade política e cultural a Jamaica, muitas vezes cantando seus problemas, angústias ou em protesto. 

Parafraseando um conhecido meu: “com toda a certeza, Marley foi um dos caras mais fodas  da história, não somente na música, mas também como figura política. Bob nasceu num país pobre e cresceu em meio à miséria. Ganhou o mundo cantando a paz, o amor e divulgando os ideais do rastafári. A sua imagem e a sua música com letras contra a opressão e a injustiça são influencia direta no comportamento das pessoas de bem ao redor do planeta”. Cirúrgico. Tenho saudade dos bons papos com o dono da citação, mas essa é outra história. 

Marley foi uma das figuras mais importantes da música mundial, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, comparado a nomes como Bob Dylan, e Lennon/McCartney. Ele morreu no dia 11 de maio de 1981, vitima de câncer, aos 36 anos de idade. Ele deixou um legado musical fantástico e uma mensagem de amor eterna. 

Emancipem-se da escravidão mental. Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossa mente” – Bob Marley, na canção Redemption Song.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *