Aos 90 anos, morre Chuck Berry e nasce a lenda Chuck Berry

Chuck Berry, um dos “Guitar’s Heros”, morreu hoje (18), aos 90 anos de vida. E que vida! Segundo a BBC, ele foi encontrado sem sinais de vida em sua casa, em Missouri, nos Estados Unidos. A polícia local recebeu uma chamada de emergência, mas não chegou a tempo de salvá-lo. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Charles “Chuck” Berry nasceu em St Louis, Missouri, em 18 de outubro de 1926. Com sete décadas de carreira, o artista está entre os pioneiros que misturaram, Jazz, country music, Blues e R&B, ritmos afro-americanos e transformaram no melhor estilo musical entre as trilhas sonoras da vida, o Rock and Roll.

Não á toa, a revista Rolling Stone o escolheu como o 5º maior artista da música de todos os tempos e sétimo melhor guitarrista do mundo.

O precursor do rock ‘n’ roll támbém teve um talento incrível para se meter em confusão. Em 1959, no auge do seu sucesso, pegou quatro anos de prisão por ter levado uma índia apache de 14 anos do México para seu clube noturno em Saint Louis.

Também teve problemas com o Departamento do Tesouro dos EUA por receber seus shows em dinheiro e não declará-los. Foi acusado de evasão de divisas e pegou 100 dias de prisão. E, em 1988, pagou uma multa para dar fim a um processo de US$ 5 milhões que Marilyn O’Brien Boteler moveu contra ele.

Assim como Mark Knopfler, Kurt Cobain, Tom Morello, John Frusciante, Joe Satriani, Keith Richards, Jimi Hendrix, Jimmy Page, Neil Young, David Gilmour, Eddie Van Halen, B.B. King, John Fogerty, Brian May, Eric Clapton, entre outros iluminados, Chuck Berry é um herói da guitarra, um menestrel!

Por tudo que fez e representa para a cultura mundial, rendo homenagens ao velho músico doido. Certamente, tocará no céu (ou no inferno, com B.B. King e Jimmy Hendrix). Go, go, Chuck Berry, siga pelas estrelas e muito obrigado!

Elton Tavares, com informações de sites, revistas e mais de 30 anos escutando e lendo sobre Rock and Roll.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *