AP prorroga medidas rígidas de restrição de circulação e abertura do comércio; veja horários

Centro comercial de Macapá terá várias atividades suspensas — Foto: GEA/Divulgação

Foram prorrogadas por mais 7 dias, com validade até 7 de abril, as medidas mais restritivas do governo do Amapá visando a redução de casos, internações e mortes pela Covid-19. Segue o toque de recolher a partir de 20h, a proibição da venda de bebida alcoólica, o rodízio de veículos em Macapá e limitação no horário de funcionamento de atividades econômicas e sociais.

Por causa do feriado da Sexta-feira Santa, em 2 de abril, foi definido um novo cronograma para o fechamento de quase todas as atividades comerciais. O feriado estadual de “Dia de Cabralzinho”, foi antecipado de 15 de maio para a segunda-feira (5).

Com isso, na sexta-feira (2), domingo (4) e segunda-feira (5) podem abrir somente atividades essenciais (hospitais, clínicas, hotéis, transporte coletivo e de passageiro, entre outras) e os seguintes estabelecimentos comerciais:

farmácias e postos de combustível (24 horas)
batedeiras de açaí (8h às 14h)
padarias e panificadoras (15h às 19h)
revendas de água e gás; somente delivery (8h às 20h)
docerias, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, churrascarias e similares; somente delivery (8h às 1h)
Nos outros dias de vigência do decreto: quinta-feira (1º), sábado (3), terça-feira (6) e quarta-feira (7) está permitida a abertura de diversas atividades, separadas pelas modalidades: presencial, delivery, drive-thru e agendamento.

Entre os estabelecimentos com atendimento presencial estão: supermercados, atacarejos, ambulantes, panificadoras, mini-boxes, feiras fechadas e livres, oficinas mecânicas, batedeiras de açaí e postos de combustível. Restaurantes, lanchonetes e similares seguem apenas na modalidade delivery.

Foto: Maksuel Martins

O decreto do governo estadual pré-define horários para funcionamento dos locais. Decreto da prefeitura de Macapá também publicou medidas para a abertura dos estabelecimentos. Confira os principais:

Supermercados e atacarejos: 7h às 18h (presencial)
Mini-boxes e mercantis: 10h às 18h (presencial)
Feiras livres e fechadas, peixarias, açougues: 7h às 13h
Oficinas mecânicas: 13h às 19h
Ambulantes e camelôs: 9h às 15h
Funerárias, hotéis, motéis, chaveiros, borracharias: 24 horas por dia

Macapá voltou a permitir a abertura de academias de musculação, crossfit, dança e pilates, apesar de nota técnica emitida pelo governo recomendando a não abertura desses locais enquanto o estado estiver na fase roxa, mais crítica de incidência da pandemia.

Com a autorização, esses locais podem funcionar em Macapá de 6h às 20h na quinta-feira (1º), sábado (3), terça-feira (6) e quarta-feira (7), com 25% da capacidade e horário limitado para permanência de clientes.

Para igrejas e templos religiosos é liberado o funcionamento apenas de quinta (1º) à domingo (4), de 6h às 20h, com limite de 50% da ocupação e no máximo 50 frequentadores.

Foto: Maksuel Martins

Proibição total

Não podem funcionar:

museus, parques e bibliotecas;
shopping center e galeria comercial;
lojas de conveniência;
serviços de transporte hidroviário interestadual de passageiros (só é permitido o transporte de cargas);
bares, boates e casas de shows;
cinemas;
clubes de lazer e balneários;
eventos esportivos e atividades esportivas coletivas, como escolas de natação e futlama, e também estabelecimentos voltados para esportes de contato;
agrupamentos de pessoas, veículos, festas e passeios em locais públicos e privados (em embarcações, ônibus, sítios/terrenos e similares, salões de festas e quaisquer outras áreas de convivência de uso comum em condomínios, associações e congêneres).

As aulas na rede de ensino pública e privada seguem suspensas. Sobre os serviços públicos, o Estado decretou regime de teletrabalho a todos os funcionários do Executivo. A exceção são órgãos da saúde, segurança e que atuem na linha de frente do combate contra a Covid-19.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *