Apagão afeta 14 dos 16 municípios do Amapá e compromete serviços de saúde e comunicação – Égua-moleque-tu-é-doido!

Fogo em subestação — Foto que cirlulou em grupos de WhatsApp de jornalistas.

Quatorze dos 16 municípios do Amapá, incluindo a capital Macapá, continuam sem energia elétrica desde o incêndio que atingiu uma subestação localizada na Zona Norte da capital, por volta de 20h30 de terça-feira (3). Apenas Oiapoque, no extremo Norte, e Laranjal do Jari, no extremo Sul, têm eletricidade, pois são atendidas por outro sistema.

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), não há previsão para o restabelecimento do serviço.

Por volta de 9h, alguns bairros da Zona Sul da capital tiveram o fornecimento restabelecido, porém com oscilações, entre eles, Universidade, Zerão e Jardim Marco Zero.

“Um problema na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção do fornecimento de energia no Estado. A ONS [Operador Nacional do Sistema] está investigando as causas do problema. O serviço foi restabelecido em algumas regiões nesta manhã, mas ainda não há previsão de normalização”, disse a companhia em nota, às 9h48 desta quarta-feira.

Por volta de 14h30, a ONS se manifestou sobre o caso, também em nota, confirmando o incidente, que causou desligamento automático de das linhas de transmissão Laranjal/Macapá C1 e C2 e das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.

Local que pegou foto – Foto: arquivo pessoal

“Hoje, às 06h09, foi iniciada a recomposição parcial das cargas da usina hidrelétrica Coaracy Nunes. O ONS está coordenando os agentes envolvidos e acompanhando a situação para que haja o mais rápido restabelecimento possível do fornecimento de energia na região”, informou, sem dar prazo.

O Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) informou que recebeu registros de duas pessoas atingidas por raios, que ocorrem em grande intensidade desde a madrugada. Os casos estão sendo apurados.

Apagão na Maternidade Mãe Luzia, a única da rede publica do Amapá — Foto: Victor Vidigal/G1

Hospitais

Os principais hospitais do estado, entre eles o Hospital das Clínicas (HC) e o de Emergências (HE), estão sendo alimentados com geradores à óleo diesel.

A única maternidade pública do estado, no Centro de Macapá, chegou a ficar sem energia. De acordo com informações de funcionários, são 18 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

As unidades hospitalares também estão sem água. O governo estadual informou que está fazendo a captação em poços para garantir o abastecimento a pacientes, acompanhantes e corpo médico.

O HE, principal pronto-socorro da capital, precisou interromper cirurgias porque ficou momentaneamente sem óleo diesel para os geradores.

Fila posto de combustível de Macapá — Foto: Victor Vidigal/G1

Comércio e serviços

Donos de estabelecimentos comerciais reclamam de prejuízos, principalmente com a dificuldade para acondicionar alimentos perecíveis.

Farmácias e lojas que operam com sistemas ligados a internet, estão com os atendimentos comprometidos. Postos de combustível, que ainda seguem funcionando em Macapá, estão com filas.

Os sites oficiais vinculados ao governo do Amapá estão fora do ar desde o início da manhã. Alguns bairros de Macapá também estão sem o fornecimento de água.

Comunicação

O incêndio também pode ter provocado falhas na comunicação por telefone fixo, móvel e internet, que estão limitadas e com pouco acesso desde o sinistro.

A Rede Amazônica entrou em contato com as empresas de telefonia que atuam no estado:

Vivo informou através de nota que conta com geradores próprios em alguns pontos no estado para manter sua rede em funcionamento e que aguarda pelo restabelecimento da energia para normalizar todos os serviços.

Tim disse que alguns clientes podem estar com dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados, e que técnicos da companhia trabalham para normalizar a prestação dos serviços o mais brevemente possível.

Fogo sob chuvas

A falta de energia foi combinada com as fortes chuvas que atingem diversas cidades do estado desde a noite de terça, com alagamentos e alta incidência de raios e trovões.

As chamas altas em meio à chuva chamaram atenção de quem passou pelo local. Em nota, a CEA informou que investiga as causas do problema e o que foi destruído pelo fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as chamas.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *