Apagões fazem parte do cotidiano do amapaense


Companhia de Eletricidade do Amapá não investe em alimentadores elétricos e a distribuição de energia nas cidades de Macapá e Santana está comprometida.

Nessas semanas a população de Macapá e de Santana tem sofrido com a falta de investimentos da CEA na manutenção e ampliação de seus alimentadores. A Assessoria de Comunicação da Companhia, explicou que todo transtorno se deve a falta de manutenção das subestações de energia a qual a Eletronorte supervisiona, entretanto, a verdadeira causa é na falta de investimentos da própria CEA.

Processo

A Eletronorte é geradora de energia para o Estado do Amapá enquanto a CEA coordena a distribuição e manutenção dessa energia gerada para o Estado, o esquema funciona da seguinte forma, as subestações fornece energia à CEA e ela distribui para a população do Estado seguindo a demanda da capital e de seus municípios interligados.

Em entrevista com ex-funcionário da CEA, que foi Engenheiro Eletricista e chefe de projetos da Companhia, que prefere guardar a sua identidade, explica como a verdadeira distribuição de energia no estado do Amapá é realizada.  “A Eletronorte gera a energia nos seus grupos geradores na hidrelétrica de Ferreira Gomes e grupos geradores a diesel em Santana, eles enviam até as subestações por linhas de transmissão completando o sistema pertencente à Eletronorte. Os alimentadores recebem a energia nas subestações nas quais distribuem aos seus diversos circuitos espalhados pelos municípios interligados eletricamente pelo sistema de responsabilidade da Companhia de Eletricidade do Amapá” explica o engenheiro.

O antigo chefe de projetos ainda explica que projetou várias implantações de acesso a energia elétrica em todo o Estado, e fala a reportagem, que a Eletronorte não pode ser responsabilizada já que seu único objetivo é gerar e não coordenar e distribuir “isso é competência da companhia estadual, os alimentadores sempre pertenceram a CEA, e já que está faltando energia em vários lugares, de um único alimentador, é porque a distribuição não vem sendo administrada corretamente, sem contar que, a demanda desses locais vem aumentando gradativamente fazendo com que os alimentadores trabalhem além da sua capacidade”

Mais afetados

No bairro Perpétuo Socorro a situação não é das melhores, um dos moradores do bairro, Antonino Júnior, explica os problemas enfrentados por famílias e comerciantes do bairro. “Existem vários comércios que tem refrigeradores e com as quedas constantes de energia, muitos deles perderam alimentos, só nessa tarde a energia já caiu quatro vezes seguidas, nesta semana tive que trocar três lâmpadas e sem contar o medo que tenho de perder algum eletrodoméstico” explica o morador preocupado.

Defesa

A Assessoria de Comunicação da CEA mostrou uma planilha com os nomes dos seus respectivos alimentadores e bairros que são alimentados pelos mesmos, os que mais sofrem com quedas de energia são Perpetuo Socorro, São Lázaro, Pacoval, Rodovia do Pacoval, Cidade Nova I e II. E em Santana são os bairros do Matapi, Centro de Santana, Provedor I, Nova Brasilia, Ramal do Delta e Vila do Elesbão.

Além da forte demanda que os transformadores e seus alimentadores recebem, existem, também, os problemas de energia clandestina a qual gera ainda mais desconforto para a população que nada tem a ver com isso.

(Plácido de Assis/aGazeta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *