Aplicadas mais de 7 mil doses em Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite

No sábado, 18, aconteceu o Dia de Mobilização Nacional para a imunização contra o sarampo e a poliomielite. Em Macapá, a prefeitura disponibilizou a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) até as 17h, aplicando 7.741 doses. Desde que a campanha iniciou, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já vacinou 25.657 crianças contra a poliomielite e 25.589 contra o sarampo, o que representa 77% de cobertura vacinal.

Para este ano, a meta é vacinar 33.318 crianças de um a menores de cinco anos de idade. “Já alcançamos mais de 70% da nossa meta em duas semanas de vacinação, e continua sendo muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar, pois somente a vacinação protege as crianças e impede a reintrodução dessas doenças no país”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

A campanha segue até 31 de agosto, mas é importante não deixar para a última hora. “Eu vi no jornal que teria a vacinação e preferi vir logo para garantir a proteção de minha filha”, comentou a assistente social Vera Lúcia de Brito, mãe da pequena Gabrielly, 2 anos. As doses contra a poliomielite são administradas pela via oral e todas as crianças devem tomar, inclusive, as que já tenham recebido uma ou mais doses anteriormente.

No caso da vacina contra o sarampo, a única exceção é para crianças vacinadas contra a doença há menos de 30 dias. Somente após esse período é que poderá receber uma nova dose. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação à unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Foto: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *