Aplicativo Lupa NH será lançado na Escola Raimunda Dos Passos nessa quarta-feira, 30

No dia 30 de maio, às 16 horas, na Escola Estadual Raimunda Dos Passos Santo, será lançado o Aplicativo Lupa NH, com a realização de workshop para alunos e professores sobre os objetivos e como utilizar o aplicativo. O projeto de Extensão da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com a escola, é coordenado pelo professor Walter Lima e visa cobrir uma lacuna da falta de dados estruturados sobre bairro pelos órgãos públicos. No último senso do IBGE (2010), o bairro Novo Horizonte possui 24.360 habitantes.

Para isso, foi criado o aplicativo com objetivo que os alunos da Escola Raimunda Dos passos, sob a supervisão dos professores, possam abastecer bases de dados digitais local, de forma geolocalizada (plotando os dados em Mapa disponível via Internet), com informações sobre a infraestrutura deficitária nas seguintes áreas: água potável; coleta e tratamento de esgoto; iluminação pública; asfalto; coleta de lixo e abastecimento de água potável.

Segundo o coordenador, o prof. Walter Lima, o ambiente participativo por meio das tecnologias de comunicação conectadas fornece “poder” à comunidade, influenciando a tomada de decisões locais de forma colaborativa, o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informações a fim de resolver os graves problemas sociais da região.

Outras informações:

Artigo acadêmico publicado sobre o projeto:
JORNALISMO HIPERLOCAL: PROJETO EXPERIMENTAL LUPA NH
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5030
Aplicativo vai identificar deficiências em Macapá com a ajuda de moradores (06/03/2017)
http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2017/03/aplicativo-vai-identificar-deficiencias-emmacapa-com-ajuda-de-moradores.html

Serviço:

Local: Escola Estadual Raimunda Dos Passos Santos está localizada na Lourenco Araújo de Sá, 2162, Novo Horizonte
Dia: 30 de maio de 2018
Horário: 16 horas
Telefone para contato: 11 982240850

Walter Teixeira Lima Junior
Pós-doutor pelo Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. É pesquisador PQ do CNPq, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e docente do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Unifap) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Unifap).
E-mail: [email protected]
Texto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *