Aplicativo SOS Mulher, desenvolvido pelo MP-AP e PMM, encoraja mulheres na luta contra a violência

Nesta quinta-feira (2), o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) recebeu, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, a nova coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Macapá, Jairene Lima, e sua equipe, para uma capacitação e avaliação sobre o funcionamento do aplicativo “SOS Mulher”, lançado em maio deste ano.

A ferramenta foi desenvolvida pelo MP-AP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá, e pode ser acessada, sem qualquer custo, por qualquer pessoa que deseje instalar o aplicativo no seu celular, disponível para os sistemas operacionais Android ou IOS.

O aplicativo identifica com rapidez as agressões ocorridas. Uma vez instalado, a mulher poderá cadastrar até cinco nomes de sua confiança, que serão acionadas em casos de emergência por meio de um botão do “pânico”. A partir daí, automaticamente, serão enviadas mensagens de socorro aos contatos cadastrados, com a exata localização da vítima.

Ao acessar o quadro de relatos do aplicativo “SOS Mulher” é possível constatar o quanto a ferramenta tem sido importante para fortalecer a luta contra a violência, pois encoraja e estimula que muitas vítimas quebrem a barreira do silêncio em busca de ajuda, sendo preservado o anonimato, por meio de rigoroso controle de privacidade.

Telefones úteis para acesso rápido também estão disponíveis. Rodinei Paixão, coordenador do DTI, fez a apresentação do funcionamento do aplicativo, destacando a facilidade para utilização, a funcionalidade e o alcance.

Se levarmos em consideração que hoje temos mais aparelhos de celular que habitantes no país, podemos imaginar o universo a ser explorado. Entregamos uma solução técnica de enorme alcance social às mulheres amapaenses. Podemos aperfeiçoar a ferramenta conforme as demandas, mas é preciso que todos abracem essa causa e estimulem as mulheres a baixarem o aplicativo”, reforçou.

SERVIÇO:

Ana Girlene

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Fotos: Max Renê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *