Apoio da Secult: Movimento Cultural ‘Ancestrais’ fará receptivo do Congresso Multidisciplinar de Oncologia

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do seu credenciamento artístico, apoiará o I Congresso Amapaense Multidisciplinar em Oncologia, que será realizado no período de 3 a 5 de outubro, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e contará com a presença de profissionais de renome nacional. Na ocasião, o Movimento Cultural ‘Ancestrais’ fará apresentação cultural na recepção aos participantes do Simpósio que virão de outros estados.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, os eventos de grande porte precisam da presença cultural dos artistas amapaenses. Com o apoio, o evento contará com apresentações musicais em sua programação.

“Estamos no apoio ao Congresso e a todos os grandes eventos pois, ao sediarmos estes encontros, mostramos a força de nossas tradições e identidade cultural. Nada melhor que o Marabaixo, manifestação cultural genuinamente amapaense, com a apresentação de dança do Movimento Cultural Ancestrais”, enfatizou Evandro Milhomen, secretário de Estado da Cultura.

Sobre o Congresso

O Congresso visa debater, atualizar protocolos e estabelecer novos tratamentos e ações de controle do câncer. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Unifap e da Liga de Oncologia do Amapá (Lacon), para estimular o desenvolvimento científico e tratamento desta enfermidade no Estado.

Segundo o médico oncologista da Unacon, Roberto Marcel Soares, a conferência é uma grande oportunidade para que profissionais e acadêmicos possam aprimorar seus conhecimentos em diversos segmentos da oncologia. “Esse é um evento que terá um nível científico alto, com a presença de profissionais de referência nacional. Foi um esforço conjunto para oferecer à comunidade acadêmica e profissionais da área abordagens atuais voltadas à oncologia”, disse.

A programação do evento consta de palestras, mesas redondas e debates nas áreas clínicas e cirúrgicas de mastologia, ginecologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urgências cirúrgicas em oncologia e cirurgia geral oncológica. As inscrições para o Congresso estão abertas para acadêmicos e profissionais da área da saúde, no endereço eletrônico: http://www.laconap.com.br/register.

Movimento Cultural ‘Ancestrais’

O Movimento Cultural ‘Ancestrais’ tem como objetivo preservar, valorizar, fortalecer e disseminar a história do Marabaixo – dança do Amapá – a toda a sociedade Amapaense, crianças, jovens, idosos, homens e mulheres que buscam conhecer a história artística e cultural da dança e suas cantigas.

O grupo é presidido pelo jovem Daniel Barbosa da Costa Ramos, tem 43 componentes, entre homens, mulheres e crianças, que fazem no momento de cada apresentação a integração com o público, levando a harmonia entre a dança, o canto e o toque das caixas.

O Movimento Ancestral tem se destacado ao longo desses últimos sete anos, com participações em eventos nacionais e internacionais, execução de projetos, palestras, oficinas e rodas de conversas para o público estudantil, acadêmicos e sociedade civil com recorte étnico racial, de gênero e geracional atendendo à Lei 10.639/2003, que fala da obrigatoriedade para que a história africana e indígena seja trabalhada no currículo oficial das escolas públicas e privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *