Aprimoramento técnico: TJAP promove primeira reunião do 4º Ciclo Avaliativo com chefes de unidades e servidores

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoveu nesta segunda-feira (19), de forma virtual, sua primeira reunião do 4º Ciclo Avaliativo Gestão Por Competências (GPC), com as unidades judiciárias de Macapá. O trabalho da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio de sua Coordenadoria de Gestão e avaliação de Competências, consiste no início ao processo avaliativo dos servidores, no período de 2023 a 2024, de atribuições e entregas de todas as unidades do Poder Judiciário. O propósito da iniciativa é o aprimoramento técnico e aperfeiçoamento do trabalho institucional para aprimorar ainda mais a prestação jurisdicional à sociedade, como rege do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ação tem à frente a titular da SGP, Kátia Milena Salomão e o coordenador de Gestão e Avaliação de Competências, Alessandro Domont. O encontro foi aberto pelo secretário-geral do TJAP, Veridiano Colares e contou com a presença de secretários, chefes de setores e dezenas de servidores da instituição. Também presente virtualmente o titular da 5ª Vara do Juizado Especial Cível – Norte, juiz Marconi Pimenta.

Na oportunidade, o secretário-geral ressaltou a importância da iniciativa para que os talentos do TJAP sejam mapeados e reconhecidos. Veridiano Colares reforçou que, com esse trabalho, a atuação de cada servidor será fortalecida de forma contínua e ainda melhor valorizada, além do ganho de produtividade institucional.

“Temos o propósito de sempre evoluir, alcançar mais resultados positivos e fortalecer a atuação dos servidores. A gestão está à disposição para ouvi-los para tal. Queremos com esse sistema de gestão por competências incentivar os colegas e que tenhamos um instrumento que nos dê mais celeridade e efetividade dos nossos serventuários. Assim, daremos resposta para sobre a aptidão de cada profissional. Ou seja, identificar talentos de cada colaborador para melhorar suas respectivas capacidades laborais e assim termos uma entrega ainda mais eficaz para a população”, detalhou o secretário-geral do TJAP.

Neste primeiro encontro de orientação e treinamento do 4º ciclo de GPC e avaliação, Alessandro Domont elucidou sobre o empenho (acordo de trabalho), diagnóstico da atividade iniciada em 2021 e normatização do programa, alinhado às políticas nacionais de aperfeiçoamento de pessoal e de gestão de pessoas do TJAP, executado pelos gestores de unidades, de acordo com orientado pelo CNJ.

Essas reuniões ocorrem três meses antes do processo de avaliação de desempenho dos servidores. Nessa fase, servidores serão informados sobre as resoluções referente à normalização do Programa. Em maior deste ano, será fechada a avaliação e em novembro de 2024, o resultado será apresentado à alta gestão do TJAP.

“Nesta primeira etapa, que é a de empenho, os gestores convocam cada servidor para participar dessa conversa. É oferecido para os servidores um documento digital que especifica a descrição de suas funções, onde cada um toma ciência das suas atribuições e faz um acordo de trabalho com seus chefes”, destacou o coordenador de Gestão e Avaliação de Competências.

Os desdobramentos da avaliação de desempenho desse processo de gestão por competência refletem na promoção e progressão dos servidores e a consequência de todo, que são os programas de desenvolvimento de liderança, capacitações, um conjunto de capacitações propostos e oferecidos para a Escola Judicial (EJAP/TJAP).

Serão expostas as resoluções, o cronograma da avaliação de desempenho e o feedback para os servidores por parte dos gestores em relatórios.

“Vamos trabalhar neste 4º ciclo de GPC as políticas integrativas, que é o resultado deste trabalho alinhado em relação às atividades de cada servidor, o programa de desenvolvimento de líderes, que se consolida como uma bandeira estratégica de gestão de pessoas com mais de 300 setores do TJAP mapeados”, comentou Alessandro Domont.

Ele explicou também sobre o site do Programa Gestão por Competência, com resultados e peculiaridades de cada unidade, nem como o trabalho desenvolvido em cada ciclo.

“Vamos entregar a descrição de funções, empenho de cada servidor e desenvolvimento das equipes, com cada atividade normatizada. Ou seja, avaliada por cada gestor, dentro das etapas, com o propósito de melhorar sempre a atuação do grupo de trabalho. E, ainda, definir pontos de melhorias de cada caso, o panorama do trabalho de todos os servidores do TJAP e suas respectivas entregas”, comentou a titular da SGP, Kátia Milena Salomão.

As reuniões seguem, sempre de forma online, até o dia 29 de abril de 2024, com as unidades do TJAP em todos os municípios do Amapá.

– Macapá, 19 de fevereiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Arte: Carol Chaves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *