Arquiteta-paisagista Rosa Kliass fará projeto para orla de Macapá

A pioneira arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass, considerada uma das mais importantes na história do paisagismo brasileiro contemporâneo, fará os novos projetos de arquitetura paisagística da nova orla de Macapá, que compõem obras no Jandiá, arena de Esportes Radicais, Praça Jaci Barata Jucá e a Orla do Santa Inês até o Araxá. A profissional, renomada mundialmente, trabalha no projeto levando em conta as características da paisagem local, as áreas de preservação, o uso ambiental e as áreas do passeio público.

Rosa Kliass se confunde com a trajetória evolutiva da arquitetura paisagística em nosso país e agora também irá somar com a construção de espaços públicos para a diversidade de perfis sociais em Macapá. A paisagista foi contratada pela prefeitura e trabalha no projeto para agregar o empoderamento do espaço público, beleza e sustentabilidade.

Mulher precursora do seu trabalho, Rosa Kliass tem inúmeras obras importantíssimas no Brasil. Dentre os projetos paisagísticos mais renomados e premiados estão a revitalização do Vale do Anhangabaú, em São Paulo; Mangal das Garças e Estação das Docas, em Belém; o premiado projeto paisagístico para o Parque da Juventude, em São Paulo; e o nosso Parque do Forte, conhecido popularmente como Lugar Bonito, refletindo o reconhecimento da singularidade do lugar para os amapaenses.

Nesta semana, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou do segundo encontro com Rosa Kliass, os arquitetos urbanistas Alessandra Gizella da Silva, José Luiz Brenna e o também renomado engenheiro civil especializado em luminotécnica e referência internacional do ramo, Antônio Carlos Mingrone. O encontro gerou ainda mais expectativas do trabalho da renomada profissional.

“Ela tem projetos maravilhosos. É uma figura interessantíssima, com uma história maravilhosa e que tem muito a contribuir com Macapá. Aprovamos os estudos preliminares e o anteprojeto da Praça Jaci e Santa Inês até o Araxá. Falta concluir e aprovar o Jandiá, mas, agora, estamos trabalhando nos projetos básico e executivo para a licitação”, explica o prefeito Clécio.

A proposta do novo projeto da praça é trabalhar com o conceito de urbanístico, muito difundido pela profissional. O termo é definido como muitas pessoas em diversidade de perfis sociais utilizando espaços que necessitam de uma alta interação, proporcionando beleza, sofisticação e sustentabilidade. O projeto está em andamento e ainda passará pela etapa de iluminação.

Cássia Lima
Assessora de comunicação/PMM
Contatos: 98104-9355 / 99200-8657

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *