Arraiá no Meio do Mundo: Eliminatórias iniciam hoje em Mazagão

eeee

Sexta-feira, 12, iniciam as eliminatórias do Arraiá do Meio do Mundo, realizado pelo Governo do Amapá (GEA) e Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap). A primeira eliminatória é no município de Mazagão. Serão 15 dias de festival, entre eliminatórias nos municípios, divididos em Polos, e a estadual, com a disputa entre as melhores de todo Amapá. Neste ano o Polo Macapá será realizado na Rodovia do Curiáu, Zona Norte, e a as finais do estadual acontecem na Cidade Junina, no estacionamento do Sambódromo.

O Arraiá é um circuito junino realizado pelo GEA em parceria com entidades culturais, como a Federação, que realiza as competições entre 84 grupos, estilizados e tradicionais, que serão avaliados em dez quesitos, sendo dois jurados por item. Cada grupo tem no mínimo 16 pares e conta com o suporte de profissionais como dançarinos, estilistas, historiadores, costureiras, bordadeiras, marcadores e outros trabalhadores.

“É uma grande mobilização de pessoas de todas as idades, geração de emprego temporário, estudo, e uma série de agentes positivos que agregam na quadra junina”, diz a presidente da Fefap, Daiana Ronieli. Ela explica que, assim como o carnaval, os festejos da época estão, a cada ano, mais profissional, o que obriga a uma melhor organização e investimento. “O Governo é o principal parceiro da quadra junina, e nós enquanto entidade que representa a categoria, organizamos os festivais com uma equipe alinhada e técnica”.

Cidade Junina

A Cidade Junina é uma estrutura com palco para locutor e apresentação dos grupos, arquibancadas, camarotes, camarim, banheiros, praça de alimentação, parque, brinquedos infláveis e espaço para comercialização de artesanato. O espaço, de 1 mil m2 terá segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. No local estará concentrada a maior parte das eliminatórias finais, de grupos estilizados e tradicionais, de 20 à 28 de junho.

CALENDÁRIO DO ARRAIÁ DO MEIO DO MUNDO
12 de Junho – Polo Mazagão – Escola Estadual Dom Pedro
13 de Junho – Polo Santana – Uau Parque
14 de Junho – Polo Norte (Ferreira Gomes) – Escola Estadual Maria Iraci Tavares

RODOVIA DO CURIAÚ:

POLO MACAPÁ

GRUPOS ESTILIZADOS
14 de Junho – 1ª Eliminatória
15 de Junho – 2ª Eliminatória
16 de Junho – 3ª Eliminatória

17 e 18 de Junho – Final do Polo Macapá
19 de Junho – Polo Vale do Jari – Praça da Cidade Livre

ESTACIONAMENTO DO SAMBÓDROMO – CIDADE JUNINA
20, 21, 22 e 23 – Eliminatórias Estadual de Grupos Estilizados

GRUPOS TRADICIONAIS
24 de Junho – 1ª Eliminatória
25 de Junho – 2ª Eliminatória

FINAL DO CONCURSO ESTADUAL DE GRUPOS ESTILIZADOS
26 e 27 de junho

FINAL DO CONCURSO ESTADUAL DE GRUPOS TRADICIONAIS
28 de Junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *