Arraiá no Meio do Mundo: seletiva nos Polos Municipais inicia por Ferreira Gomes neste domingo

Neste domingo, 10, no município de Ferreira Gomes, a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), dá início à fase seletiva do Arraiá no Meio do Mundo, com a realização da competição entre os grupos que formam o Polo Norte. A seletiva será na Escola Municipal Pastor Jaci Torquato, a partir das 19h, com a presença da Corte Junina de 2018, eleita no último final de semana, em Macapá.

Polos Municipais

Com cerca de cem grupos espalhados por todo o estado, a Fefap realiza as competições entre os grupos pelos municípios, que são divididos por polos, para melhor organização. O Polo Norte é formado pelos municípios do eixo Norte da BR 156; o Leste é composto por grupos de Mazagão e Santana; Polo Vale do Jari, municípios Laranjal e Vitória do Jari; e o Polo Macapá, como quadrilhas juninas da capital.

Em 2018 a seletiva inicia pelo Polo Norte, com a participação de nove grupos. Sedução Junina, de Calçoene; Explosão Junina e Explode Coração, de Porto Grande; Império Amapaense, de Amapá; Coração Brasileiro e Estrela Junina, de Ferreira Gomes; Fera Negra do Amapari e Magia da Juventude, de Pedra Branca do Amapari; e Estrela da Amazônia, de Tartarugalzinho. Os três primeiros grupos colocados vêm para o Festival Estadual, que seleciona para o Nacional.

Programação

A programação do calendário do Arraiá no Meio do Mundo iniciou em maio, com os pré-festivais nos polos, que é uma prévia dos festivais entre os grupos, um grande ensaio com público e jurados. No começo de junho aconteceu os concursos Garoto Fefap, Garoto Tradicional e Diversidade, Garota Estilizada e Casal de Noivos, que formam a Corte Junina.

Após Ferreira Gomes, a comitiva de coordenadores e jurados se preparam para o Polo Macapá, de 13 à 16 de junho, e no dia 18 seguem para Santana, onde acontecerá o Polo Leste. Em consequência das enchentes no Vale do Jari, o Polo foi cancelado, porque os grupos ficaram em condições de se preparar para esta competição, e a Fefap decidiu por um Ensaio Show em Laranjal no dia 18.

O Festival Estadual será em Santana, de 23 à 30 de junho, com eliminatórias das categorias Estilizada e Tradicional, e em julho acontece o Festival Nacional, também em Santana, com os 12 grupos melhores colocados no Arraiá no Meio do Mundo, e as 12 melhores quadrilhas juninas do Brasil.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação
Fotos: Márcia do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *