Arte & Cultura: 3ª edição do Festival Palhaças no Meio do Mundo é realizada, de forma virtual, de 19 a 26 de junho

No sábado (19), foi aberta a 3ª edição Festival Palhaças no Meio do Mundo. O evento tem o objetivo de agregar a palhaçaria feminina do Estado em uma rede colaborativa como espaço de reflexão que para além da formação de plateia, busca fomentar e divulgar o trabalho que nasce da comicidade da mulher palhaça no mundo contemporâneo. Toda a programação, que ocorrerá até o dia 26 de junho, será online, por conta dos cuidados de prevenção ao contágio da Covid-19,  com transmissão pela página na rede social  Facebook e canal do Youtube,  do Festival @palhacasnomeiodomundo. 

A realização do Festival conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá com recursos da Lei Aldir Blanc, pois o Encontro foi contemplado por meio da Agência Duas Telas Produções, no edital nº 009/2020: “Pimpolho Sanches”.

História do Festival

O Festival é uma iniciativa da palhaça, atriz, artista visual e produtora cultural Antoniele Xavier, que se apresenta como palhaça “Tonton” há 16 anos. Segundo a artista, ao ser afetada, impactada e transformada por vivências com mulheres palhaças em outros lugares deste Brasil, resolveu embarcar na missão de conhecer e se conectar com a cena local.

Antoniele Xavier, a palhaça “Tonton”, é idealizadora e coordenadora do Festival

Por conta disso, o terceiro encontro de mulheres palhaças do Amapá teve sua primeira edição em 2018, denominado “I Encontro de Mulheres Palhaças do Amapá”.

Surgiu já com a vontade de dar visibilidade ao trabalho de mulheres palhaças do Amapá, e também de fortalecer laços com a produção que acontece na Amazônia. Trazer formação específica para quem que, assim como ela, tivesse interesse nesse universo, ou que já o tinha como ofício, e vivia na pele a dificuldade de formação devido ao custo amazônico.

Foram 4 dias intensos de programação. Já contava com espetáculos, oficina e roda de conversa. Romana Melo, de Belém, foi a convidada de honra que apresentou seu espetáculo solo “Querem Caferem?” e conduziu a oficina “O poder que a Palhaça Tem”, com experimentos cênicos, que resultaram no Cabaré.

Uma pausa aqui, pois algumas pessoas ficam bem perdidas quando se fala em “Cabaré de Palhaças”. Este formato de apresentação está ligado ao circo e ao teatro. É um espaço onde cenas de diversas linguagens podem ser costuradas em um grande espetáculo. E por ser este espaço preparado em conjunto, a partir de trocas no período do Festival, costuma ser a cereja do bolo encerrando o ciclo da programação a cada ano.

O I Festival foi um grande imã, que aglutinou e que deixou gostinho de quero mais. Em 2019, no II Encontro de Mulheres Palhaças do Amapá, foi apresentado o espetáculo “Ao Ponto” (solo de Aneliza Paiva – Londrina) e o solo “Rala, Palhaço” (Andréa Flores – Belém), e ambas ministraram oficinas. Andréa Flores também participou da mesa redonda “Comicidade Feminina na Amazônia” juntamente com Alice Araújo (cia Cangapé – AP) e Núbia Oliveira (cia Mania de Brincar – AP), discorrendo sobre suas pesquisas pessoais tanto para a criação de seus respectivos espetáculos quanto para a construção da comicidade de suas palhaças.

Assim, o 3º Encontro de Mulheres Palhaças do Amapá: Palhaças no Meio do Mundo pretende dar continuidade no trabalho de construção de pontes com uma programação de relevância para o fomento da cultura circense, em especial à produção da palhaçaria e comicidade feminina, como forma de incentivar a pesquisa e escoamento desse segmento e atravessar as fronteiras do Estado. Com os grupos locais e intercâmbio com fazeres de outras Regiões, em especial com a própria região Norte, estima-se que este será um momento de troca de saberes, articulação e fomento da linguagem da palhaçaria feminina no Amapá.

Programação completa:

NOITE DE ESPETÁCULOS ONLINE
HORA: 19h – 21h

19/06 (SÁBADO): As Reprises Nossas de Cada Dia – cia Cangapé (AP), com: Alice Araújo
20/06 (DOMINGO): Tempo de Brincar – cia Trupe-Açu (TO), com: Ester Monteiro e Giovana Kurovski.

25/06 (SEXTA): Um Musical de Palhaças: cada uma com seu quadril – cia As Marias da Graça (RJ), com Geni Viegas, Karla Corcá e Samantha Anciães.

Bate-papo com as convidadas após o espetáculo.

RODA DE CONVERSA: Que Riso é esse?.
DATA: 22/06
Convidadas: Alice Araújo (AP); Ester Monteiro e Giovana (TO); Karla Cocá (RJ);
Mediação: Antoniele Xavier (AP);
Hora: 16h – 18h.

OFICINA ONLINE: Dramaturgia na Palhaçaria – Sob Perspectiva de Gênero e Diversidade
Condução: Karla Concá e Ana Borges
DATAS: 20, 22 e 24 de junho de 2021 (domingo/terça/quinta)
HORÁRIO:
– DIA 20 (DOMINGO): 08h30 às 12h30
– DIAS 22 e 24 (TERÇA/QUINTA): 18:30 às 22:30

26/06 (SÁBADO): CABARÉ MOSTRA ELAS
HORA: 19h – 21h
Participação: Alice Araújo (AP); Antoniele Xavier (AP); Débora Bararuá (AP); cia Jeru (AP); Eugenia Mesquita (AP); Karina Mateus (AP); Lorrane Costa (AP); Núbia Oliveira (AP); Rute Xavier (AP); Romana Melo (PA);
Direção: Ester Monteiro (TO)

Serviço:

3ª edição Festival Palhaças no Meio do Mundo
Data: de 19 a 26 de junho
Local/transmissão: toda programação ocorrerá online pela página do Facebook e canal do Youtube do Festival @palhacasnomeiodomundo

Elton Tavares (somente edição do texto de Antoniele Xavier).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *