Arte e Literatura do Amapá em evento virtual mundial: a atriz, professora e escritora amapaense, Lucia Morais, participa do Focus Brasil New York

A atriz, professora, arte-educadora, contadora de histórias e escritora amapaense, Lucia Morais, participará, a partir das 15h desta sexta-feira (11), do Focus Brasil New York. O evento, iniciado na última quarta-feira (9), com abertura feita por nada menos que a cantora paraense Fafá de Belém, objetiva a divulgação e fortalecimento da cultura brasileira no exterior, principalmente nos Estados Unidos. O encontro mundial é realizado de forma on-line, nos canais do Youtube e Facebook do evento.

O evento é também um reconhecimento aos autores, editores e iniciativas que se destacam no panorama literário brasileiro. Ou seja, aos que contribuem para a expansão da presença literária brasileira, dentro e fora do Brasil.

A programação inclui painéis, palestras, presença de personalidades da literatura brasileira, editores, formadores de opinião e homenagem aos destaques literários. Lucia Morais fará sua participação no painel Arte Visual e Literatura. A escritora será a literatura amapaense representada no exterior.

O Focus Brasil New York conta com a participação de autores brasileiros de vários gêneros ou estilos literários e escritores de outras partes do mundo. O evento encerra nesta sexta-feira com show da dupla gaúcha Kleiton & Kledir.

Lucia Morais – Foto: arquivo da artista

Sobre Lucia Morais

A atriz Lucia Morais tem origem indígena e nasceu em Macapá. Além de atuar no teatro, é especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Cândido Mendes. Ela escreve e conta histórias sobre sua naturalidade, sobre lendas e histórias do Norte do Brasil, em especial do Amapá. A artista, que possui uma carreira sólida há 18 anos no Rio de Janeiro (RJ), onde reside, também é incentivadora da leitura e é engajada em projetos de luta em prol da arte e cultura. Inclusive já montou três bibliotecas comunitárias na capital carioca.

Lucia Morais faz apresentações de mediação de leitura e contação de histórias em escolas, creches, bibliotecas, eventos literários / Culturais pelo Brasil. Também ministra oficinas de Mediação de Leitura e Contação de Histórias para Professores e público interessado em diversos lugares do Rio de Janeiro: Faculdades, Bibliotecas, Escolas, Creches, ONGs e outros.

Ela coordenou e realizou ações de Enraizamento e Fortalecimento Comunitário em diversas comunidades cariocas.

Lucia Morais fez muito sucesso e rodou o Brasil com a peça “Arandu Lendas Amazônicas”, um passeio poético entre as lendas amazônicas, a um Brasil ancestral, com direção de Adilson Dias. “Arandu”, do dialeto tupi-guarani, significa um misto de sabedoria e conhecimento. No espetáculo, a atriz conta histórias da grande floresta de nossa ancestralidade indígena, inspirada nas histórias contadas por sua avó. Ela é uma trabalhadora na perpetuação da cultura amapaense.

Conto com a audiência dos amigos, adeptos da literatura a prestigiarem o Focus Brasil New York. Estarei no painel “Arte Visual e Literatura, um encontro fundamental”. Honro minha ancestralidade! Sou Tucuju. Sou do Amapá“, comentou Lucia Morais ao convidar os amapaenses para assistir sua apresentação.

Elton Tavares, com informações de Lucia Morais

  • Conheço a Lúcia há uns anos aqui no Rio e vejo seu trabalho incansável em prol da Literatura infantil e infanto-juvenil, divulgadora da cultura amazônica! Ao lado de Adilson Dias, diretor e artista plástico, desenvolve também o trabalho de teatralizaçao de lendas indígenas com muita sensibilidade e garra! É uma guerreira brasileira que transita entre os universos tão ricos da cidade e o da floresta dos nossos ancestrais!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *