Arte e psicanálise: Em Macapá, psicanalistas promovem luau cultural com poesia, música e diálogos

Em Macapá, um espaço aconchegante voltado para a clínica da psicanálise é administrado por três sócias que entendem a arte como ferramenta fundamental para alívio do sofrimento psíquico. Neste sábado (09) elas abrem a porta da “Casa das Palavras” ao público, com uma programação cultural que se pretende ser constante. Esta primeira edição será inaugurada com o Recital dos Abraços, dos Poetas Azuis, com música, poesia e diálogos. Serão disponibilizadas apenas 40 entradas.

O espaço escolhido para o encontro cultural é o quintal da Casa das palavras, um ambiente charmoso, que receberá toques especiais do cenógrafo Renato Carvalho e iluminação climatizada. Os participantes poderão se aconchegar em pufs espalhados pela área ou em cadeiras. Também será disponibilizada uma mesa com frutas, cafés e outras iguarias, tudo para garantir conforto e acolhimento às pessoas.

Dois psicanalistas, Adriele Sussuaruna e Aleson Hernan abrirão a roda de diálogos “A arte e o grito do não-eu”. Aleson tratará o assunto sob o viés da literatura, enquanto Adriele conversará sobre dança, artes cênicas e plásticas.

A ideia é disponibilizar ao público um momento intimista de contato com a arte, regado a conexões interpessoais, num lugar onde as pessoas possam interagir, conversar, debater, degustar um café, percorrer uma mesa de frutas e outros aperitivos e se divertir conhecendo pessoas e um pouco sobre a arte na psicanálise – área da medicina que trabalha com a cura através do ouvir e do falar.

Aliás, por isso o nome Casa das Palavras, como explica a psicanalista Adriele Sussuaruna: “Nossa matéria-prima é a fala. A psicanálise é conhecida como cura pelas palavras. A gente fala, fala e nunca consegue expressar tudo o que realmente queremos dizer. Daí vem a arte plástica, a escrita, a poesia e o teatro como forma de expressar aquilo que não cabe nas palavras”.

A também psicóloga e sócia da casa das Palavras, Suzana Lima, diz que os encontros culturais acontecerão pelo menos uma vez ao mês. “Nossa intenção é convidar pessoas para bate-papos abertos. Em cada mês escolheremos um tema diferente para dialogar e outros artistas da terra, de diferentes linguagens também, para compor este momento de conexão. Temos um índice altíssimo, no Amapá, de pessoas com algum tipo de desconforto mental e é importante elas saberem que o divã pode ser o seu apoio. Porém, mais que isso, a Casa das Palavras se propõe a ser um novo espaço cultural da cidade”.

Diálogos com:

Adriele Sussuarana: Psicóloga, psicanalista em formação pelo Círculo Psicanalítico do Pará filiado ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Atua na Casa das Palavras e como Assessora Técnica na Coordenação Estadual de Saúde Mental.

Aleson Hernan: Atua como psicólogo clínico e institucional na Casa das Palavras (Clínica de psicologia e psicanálise) e como psicólogo voluntário no IJOMA (Instituto do Cancêr Joel Magalhães) com enfoque psicanalítico em psicoterapia individual, grupal e atividades expressivas. É um dos responsáveis e idealizadores do projeto “Clube do livro: Ressaca Literária”, que tem como objetivo incentivar a interpretação e análise crítica literária. Realiza pesquisa que se articula na relação entre literatura e psicanálise.

Poetas Azuis

O início da carta cultural da Casa das Palavras não poderia começar melhor. O grupo lítero-musical Poetas Azuis apresentará o seu Recital dos Abraços, show que já passou por inúmeros palcos da cidade e foi muito aplaudido. E claro, o grupo, junto com os anfitriões da Casa, irão receber o público com abraços.

Serviço:

Evento: Recital dos Abraços na Casa das Palavras
Dia: 09.09 (sábado)
Hora: 19h
Local: Casa das Palavras
Endereço: Av. Desidério Antonio Coelho, 701, bairro do Trem (Em frente à escola do Sesi)
Ingressos: R$ 20,00
Mais informações e reservas: 992049645 / 98140-6328 / 99148-8525

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *