Arte-educador de Macapá recebe Diploma Destaque Cultural

img-20161108-wa0011

Fábio Souza Moreira, conhecido como Fábio Nescal, artista e professor efetivo do quadro municipal de Macapá, foi contemplado com Diploma Destaque Cultural pelos relevantes serviços em prol do desenvolvimento da Literatura no estado do Amapá. O reconhecimento ocorreu no sábado, 5, na Praça Veiga Cabral, durante moção de Destaque Cultural – homenagem realizada pelo Conselho Estadual de Cultura do Amapá aos Poetas e Escritores Amapaenses alusiva ao Dia Nacional da Poesia (31 de outubro). Fábio desenvolve suas atividades pedagógicas no Comitê Proler Municipal de Macapá, promovendo o incentivo à leitura aos alunos, por meio de Contação de Histórias e declamação de poesias.

nescalNescal é daqueles professores que fazem a diferença. Ele une os dois ofícios, o de professor e o de artista, para cumprir a missão de educar com felicidade. E nesses dois setores o currículo dele é extenso. É formado em Pedagogia, acadêmico do curso de Teatro, na Unifap e pós-graduando em Contação de Histórias. É ator, escritor, contador de histórias, animador de eventos em geral com seu personagem carro-chefe Tio Nescal, membro da Associação Literária do Amapá (Alieap), Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá (CAPTTA), Shibaki Produções, presidente do Grupo Teatral Turma do Nescal e Tio Nescal & Banda.fabio3

Iniciou sua carreira literária no início da adolescência escrevendo diversos poemas, contos e textos teatrais. Teve sua estreia no universo literário no ano 2000 ao participar do III Festival Amapaense de Poesias com o poema Afeição Profunda, evento realizado pela Associação dos Escritores Amapaense e Clube dos Poetas. Passou pelos principais grupos e companhias de Teatro do Amapá, com destaque para Cia. Que Maravilha! Bando do Teatro, Boca de Cena, Língua de Trapo. Possui em seu currículo mais de 17 espetáculos teatrais, com destaque para as montagens de sua autoria: Alecrim e o Livro Encantado; Super Verdinho em defesa do meio ambiente; Tio Nescal é Diversão Total e Tio Nescal & A Magia dos Contos de Fadas.

fabio2Em 2014 e 2015 ganhou o Prêmio Destaque do Ano na Categoria Melhor Animador de Eventos Infantis. Ainda em 2015 recebeu o Prêmio de Melhor Ator no II Festival de Esquetes Teatrais do Centro Cultural Franco Amapaense. Entre as suas obras que estão prontas para serem lançadas estão os títulos “Desejo proibido e outros poemas” e “Conto Contos”.

“É muito gratificante poder contribuir na educação das crianças por meio do meu trabalho, que anima e diverte a todos. Para eu, todo professor tem que se permitir ousar, experimentar e inovar. Essa é a arte de ensinar com recursos pedagógicos da arte e da cultura, na educação infanto-juvenil”, pontua Nescal.

Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *