Artista faz exposição fotográfica com impressões da fronteira Amapá-Guiana

A fotógrafa Luciana Macedo vai mostrar através de 30 fotos as impressões que teve ao conhecer a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa. A exposição ‘Fronteiras’ vai acontecer de 20 a 29 de maio, num shopping na Zona Sul de Macapá.

Segundo a artista, a mostra reflete seu olhar ao longo de duas estadias em viagens a Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá.

Fotografia do rio em Oiapoque vai compor exposição (Foto: Arquivo Pessoal/Luciana Macedo)

“Visitei a fronteira Norte do Amapá pela primeira vez em 2015. A vontade de conhecer a região já era de oito anos, desde que me mudei para o Amapá. Para quem ama viajar e fotografar, morar a 600 quilômetros da fronteira e não conhecê-la é imperdoável”, diz Luciana.

A fotógrafa conta que conheceu as quatro principais localidades da região, e que seu trabalho tem a finalidade de servir como “um documento sobre a atual situação fronteiriça e a realidade vivida pelos seus habitantes”.

“Com um olhar que vai além do trivial e do corriqueiro, ela desvenda os véus que recobrem a cena. Busca conhecer a essência do lugar que parecia invisível à visão de um simples viajante – uma relação de cumplicidade com sua objetiva que parece não se conformar com o óbvio”, descrever o historiador e crítico de arte Joaquim Netto.

Foto da artista em Oiapoque, no Amapá (Foto: Arquivo Pessoal/Luciana Macedo)

A exposição é gratuita e será lançada no sábado (20), às 19h.

A fotógrafa nasceu em Goiânia e chegou ao Amapá em 2007. Em meio a viagens e trabalhos, Luciana Macêdo coleciona cerca de 9 exposições individuais na capital amapaense e em Uberlândia, Minas Gerais.

Serviço:

Exposição Fronteiras
Data: 20 a 29 de maio
Lançamento: 19h
Local: Macapá Shopping (Rua Leopoldo Machado, Trem)
Entrada: gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *