Artista leva contação de histórias para navegações no rio Amazonas

12321654_928231943913082_865707359823426935_n-768x576

Por Fabiana Figueiredo

As histórias da região amazônica relatadas por comunidades tradicionais do Amapá serão contadas durante navegações pelo rio Amazonas a partir do dia 10 de março. O projeto “Histórias a Bordo”, que mistura as artes da palhaçaria, do teatro e da contação de história, vai começar nas viagens de navio entre Macapá, no Amapá, e Belém, no Pará.

O artista amapaense Joca Monteiro, de 34 anos, é o criador do projeto que pretende chegar a outras regiões da Amazônia. Ao mesmo tempo em que os passageiros vão contemplar as diversas paisagens às margens do rio, poderão ouvir as histórias encantadas colhidas no estado. A atração é direcionada às crianças.

“Uma senhora me abordou quando terminei de fazer uma apresentação no Pará. Ela me deu R$ 10, disse que era pouco, mas dava para alimentar o corpo, depois me deu um abraço e disse: ‘Suas sementes estão sendo plantadas no caminho certo, pois nele tem crianças e este é o melhor terreno para plantar as sementes do futuro. Não se preocupe, siga'”, lembrou Joca.

Na volta para a capital, que aconteceu em janeiro, Joca Monteiro fez uma apresentação no navio, que agradou aos olhos e ouvidos das crianças e familiares.

“Ao embarcar de volta em Macapá, me deparei com muitas crianças e foi então que desenrolei um planejamento, apresentei ao gerente do navio que topou realizar o ‘Histórias a Bordo'”, acrescentou o artista.

Asssita ao vídeo de uma dessas contações de histórias de Joca (com edição primorosa de Toninho Júnior):

A primeira apresentação oficial do projeto “Histórias a Bordo” será nesta quarta-feira (9), durante uma viagem de Macapá para Belém. A programação vai acontecer mensalmente, segundo Joca. A partir do segundo semestre, o projeto vai contar com a participação de outros artistas contando histórias de Macapá e de Belém.

Serviço

“Histórias a Bordo”
Dia: 10 de março
Hora: 11h30
Local: Navio Breno
Previsão de partida: no dia 10 de março, às 11h, do Pôrto de Santana
Previsão de chegada: no dia 11 de março, às 12h, em porto de Belém
Informações: (93) 99112-8702 (mensagens)

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *