Artista plástico e psiquiatra, Augusto Leite vai expor suas obras no hall do show de Zeca Baleiro

augusto-3-foto-marcia-do-carmo

A exposição (Con) Vida, de Augusto Leite estará disponível para o público que irá prestigiar o show Era Domingo, de Zeca Baleiro, dia 30 de setembro, na Golden House. É a 10ª vez que artista plástico expõe suas obras, mas a primeira em um grande evento como o aguardado show, por isso a notável expectativa. A curadoria da exposição é do também artista plástico Wagner Ribeiro. A exposição será aberta ao público a partir das 19h.

Esta é a segunda edição do (Con) Vida, pensada para fundamentar as relações de amizade e profissional e fazer a troca e valorização de artes plásticas. Cerca de 25 obras de arte estarão expostas, afirmando o talento de Augusto Leite, que é médico psiquiatra e tem a arte como uma complementação de seu trabalho. “Meu trabalho é reflexo da vivência em seminário com o sacro, e também da associação e da comparação do calvário com o sofrimento daqueles que tem problemas mentais, transformando isso tudo em arte, mas também gosto de paisagens e retratos.”
augusto-2-foto-marcia-do-carmo-1
Augusto é paraense, e está há 13 anos no Amapá, onde seu talento foi descoberto e incentivado pelos também artistas plásticos Wagner Ribeiro e Miguel Arcângelo. Sua passagem pelo seminário o despertou para a beleza da arte sacra, estilo que adotou, mas aprimorou as técnicas há cinco anos, após uma viagem ao Peru, onde se encantou pela pintura cusquenha e passou dos pincéis para a espátula, adotando um estilo mais moderno, livre do academicismo. Ele próprio define esta nova fase, de Pós-Sacro Modernista.

augusto-5-foto-marcia-do-carmo
O artista transformou sua casa em um ateliê, onde expõe seu trabalho, a coleção de quadros de artistas locais e obras que traz de suas viagens nacionais e internacionais. Ele também coleciona souvernirs e peças antigas que completam seu ambiente, que é uma espécie de museu. “Que for assistir o Zeca Baleiro terá a oportunidade de apreciar meu trabalho, que é o reflexo artístico de um ex-seminarista, que remete a dor e sofrimento de um calvário à psiquiatria, e transforma em arte”.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Show Zeca Baleiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *