Artista visual do Amapá participa de projeto “Fricções”, no Sesc Ipiranga (SP)

A artista visual e pesquisadora amapaense Ana Valéria Ramos participará com a performance “Negro É Meu Corpo Ancestral” do projeto “Fricções”, que ocorre durante o primeiro trimestre de 2018, no Sesc Ipiranga, no estado de São Paulo.

Seu trabalho será apresentado nos dias 12 e 13 de maio, no consagrado espaço de cultura paulista.

A jovem que é moradora da comunidade quilombola do Curiaú, desenvolve sua obra voltada para distintas vertentes da cultura negra por meio da expressão corporal e da memória. O espetáculo tem duração de 30 minutos e trabalha as artes “afro brasileira/afro” e “amazônica/amapaense”.

O projeto “Fricções” é uma série de espetáculos, intervenções, performances, residências e oficinas que tratam da diversidade por meio de diferentes linguagens e formatos.

A iniciativa busca friccionar linguagens artísticas para tratar de temas centrais como “Resistências e Existências em Rede” e “Diversidade e Direitos Humanos”.

Nos meses de maio e junho, o projeto apresenta o recorte “Negritudes”, que trata da objetificação e mercantilização do corpo da mulher negra, ancestralidade, candomblé, além de reafirmar o espaço para diversidade dos estilos tradicionais e contemporâneos de danças de origens africanas e afro-americanas.

A artista e suas referências

Valéria Ramos é formada em artes visuais pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e integra o grupo de pesquisa e extensão Ewê. A jovem artista pesquisa sobre arte afro brasileira e sobre a cultura nas casas tradicionais de matriz africana. Realiza também estudos sobre o Marabaixo e o batuque na comunidade através da história oral, por pesquisas feitas através de registro das histórias contadas pelos “pretos velhos”.

Mais informações sobre o evento no link:

https://www.sescsp.org.br/programacao/154117_ANCESTRALIDADE+MEMORIA+SOCIAL+ARTE+AFROAMERINDIA+AMAPAENSE+PERFORMANCES

Júlio Miragaia
Assessoria de comunicação
Contato: 98103-7170

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *