Assentados do Amapá participam de curso técnico em Meio Ambiente

Primeira turma do curso técnico em Meio Ambiente para assentados no Amapá está concluindo a formação.

Por Cristiane Mareco

Agricultores assentados no Amapá estão concluindo curso técnico em Meio Ambiente, promovido pela Superintendência Regional do Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceria com o Instituto Federal do Amapá (IFAP), no município de Laranjal do Jari.

Os alunos já terminaram o “tempo escola” com aulas presenciais e estão no último período do “tempo comunidade”, no qual desenvolvem práticas de extensão nos assentamentos. As atividades iniciaram há dois anos, com formação prevista em julho deste ano.

O curso assegura a qualificação de cerca de 40 participantes com a perspectiva de fortalecer a agricultura familiar e incentivar práticas ambientais sustentáveis nos assentamentos.

As atividades acontecem no Ifap, Campus Laranjal do Jari, na modalidade presencial conforme metodologia da pedagogia da alternância para jovens e adultos de assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, assim como quilombolas e trabalhadores acampados e cadastrados na autarquia.

O assegurador do Pronera no Amapá, Gilvan Cardoso, explica que todos os integrantes serão preparados para identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis, constatar e caracterizar situações de riscos e aplicar métodos de eliminação e de redução de impactos ambientais, correlacionar o conjunto dos aspectos econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais, externar as potencialidades empreendedoras neles existentes, visando melhorias econômicas e sociais tanto para seu lote quanto para sua comunidade.

“Nossa finalidade é aperfeiçoar e contribuir, adotando a pedagogia da alternância. Por meio dessa prática os integrantes do curso poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em seus lotes ou até mesmo em toda a comunidade assentada, proporcionando melhorias”, conclui Cardoso.

O curso técnico em Meio Ambiente foi criado para atender a realidade local dos assentamentos de reforma agrária da região sul do Amapá, aperfeiçoando a gestão dessas áreas e contribuindo com a fixação dos educandos na própria comunidade. Tem duração de dois anos e é dividido em quatro módulos sendo: A elaboração e implantação de um Projeto de Educação Ambiental, Projeto de Compostagem, Projeto de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente com ênfase em Queimadas finalizando com o Projeto de Avaliação de Impactos Ambientais.

O Programa

O Pronera é uma política pública de educação do campo, que apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Podem participar jovens e adultos de projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra, assim como quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Os cursos são executadas em parceria com instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas sem fins lucrativos, secretarias municipais e estaduais de educação.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Amapá
(96) 3251-7987

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *