Associação de Pais e Amigos dos Autistas ganha sala exclusiva para atendimento odontológico, em Macapá

Sala foi equipada pela Prefeitura de Macapá, que também vai ceder equipe de atendimento | Foto: AMA/Divulgação

Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Macapá entrega uma sala odontológica completa à comunidade. O consultório vai fincionar dentro da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), no bairro Fazendinha, zona sul da cidade.

A iniciativa vai possibilitar o acompanhamento e facilitar o acesso de, ao menos, 50 pacientes ao serviço, que também é ofertado pelo Município nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A equipe, formada por um dentista e um técnico em saúde bucal, fará restauração, extração, raspagem e profilaxia dentária.

Em 2022, o município já equipou o prédio da AMA com 18 centrais de ar, adquiridas com recurso de emenda parlamentar dos deputados federais Camilo Capiberibe (PSB) e Marcivânia Flexa (PCdoB), o que permitiu dobrar o número de alunos atendidos.

Além disso, oito profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária atuam no local. São fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos que dão suporte nas atividades desenvolvidas pela associação.

Associação fica localizada bairro da Fazendinha | Foto: Arquivo/PMM

Políticas de inclusão

A Prefeitura de Macapá dispõe de uma série de atividades que visam dar qualidade aos serviços prestados aos autistas. Os projetos incluem a entrega da primeira Clínica-Escola do Autista Coração Azul, inaugurada em maio, e a criação da caderneta de alimentação inclusiva, com orientações para profissionais da educação e famílias dos estudantes com o espectro autista que possuem algum tipo de transtorno alimentar.

Serviço

A AMA oferece suporte, avaliação, atendimento e assessoramento educacional às pessoas com autismo, famílias e comunidade escolar. O prédio fica localizado na Avenida José Maria Gonçalves Leão, no bairro da Fazendinha.

O local atende crianças na faixa etária de 3 a 12 anos de idade e a estrutura possui salas destinadas para atendimentos com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e de serviço social.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *