Associação Gira Mundo promove exposição de trabalhos realizados no Bailique

A Exposição Tecno Barca – Bailique ocorrerá no período de 25 de abril a 19 de maio, na Casa do Artesão, e aos sábados até o dia 21 de maio ocorrerá o Cine Catraia na Casa Viva, as 19h.

A Exposição é composta por fotografias, vídeo arts, instalações, aúdios e espaço de prática de jogos e exercícios de arte educação criados a partir das realidades socioambientais e culturais das comunidades do Bailique.

A programação é composta também por oficinas de artes visuais abertas ao público visitante da Casa do Artesão e atividades do cine clube Cine Catraia aos sábados à noite na Casa Viva (Rua Almirante Barroso, 851- Central) onde serão exibidos filmes seguidos de debates sobre temáticas socioambientais, sustentabilidade, preservação da floresta, racismos etc.

A exposição

As visitas à exposição serão guiadas, gratuitas e abertas à população de segunda à sexta feira das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

A Exposição oferta ao visitante um panorama sensível das cinco Residências Artísticas: TECNO BARCA I, II, III, IV e V – vivenciadas nas comunidades do Arquipélago do Bailique de 2012 a 2022, promovidas pela Associação Gira Mundo (AP).

O objetivo é mostrar alguns experimentos dos processos criativos em arte, educação, meio ambiente, comunicação, novas tecnologias e intercâmbios socioculturais vivenciados junto àquelas comunidades ribeirinhas da Amazônia, sinalizando beleza natural a partir de visões que apontam antagonismos e consequentemente diferentes identidades, mas que não se desintegram e sim se articulam a partir de “zonas de afeto”.

O Arquipélago do Bailique é um conjunto de oito ilhas no leste do Estado brasileiro do Amapá. O arquipélago é formado pelas ilhas de Bailique, Brigue, Curuá, Faustino, Franco, Igarapé do Meio, Marinheiro e Parazinho, as quais distam cerca de 230 quilômetros de Macapá.

Nesse contexto, os materiais mostrados na Exposição Tecno Barca – Bailique possuem uma densidade própria para ser percebida pelos sentidos, repletas de força mobilizadora. São formas da memória social, ambiental, artística e emocional de moradores do Bailique e artistas que se encontraram na região.

É uma oportunidade de levar o público a se deliciar com a magia natural daquele Arquipélago, mas, também colocar em evidência os problemas socioambientais enfrentados: terras caídas, salinização da água, escassez de energia elétrica, coleta de lixo precária, violências etc.

Serviço:

Exposição Tecno Barca Bailique
Local: Casa do Artesão- Praça Beira Rio- Macapá/AP
Período: 25 de abril a 19 de maio de 2023
Horário: 09h30 às 12h00/ 13h30 às 16h30

Cine Catraia
Local: Casa Viva (Rua Almirante Barroso, número 851- Central- Macapá/AP)
Sábados dias 29/04, 06/05, 20/05 e 21/05/2023
Horário: 19h00

Gratuito

Mais informações:
Instagram: @tecnobarcabailique / @giramundoap
(92) 98263 8593
E-mail: [email protected]

Fotos: Dayane Oliveira
Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *