Atenção, agentes da cadeia produtiva cultural amapaense: prazo de inscrição online do Edital “Circula Amapá” vai até dia 30 de maio, informa Secult-AP

A Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult/AP) informa que, o prazo de inscrição online do Edital “Circula Amapá” (inscrições no site www.secult.ap.gov.br ) irá até dia 30 de maio de 2020. Lançada no dia 18 de março passado, a chamada pública tem o objetivo de selecionar e premiar 137 projetos, programas e ações de agentes da cadeia produtiva da cultura e das artes.

Essa medida, protagonizada pela Secult/AP, faz parte do programa de valorização e fortalecimento da cultura, questão ainda mais importante em tempos de Coronavírus, onde a arte e a cultura são protagonistas no reforço da identidade coletiva e do bem-estar social.

O Edital tem por requisito que os participantes sejam cadastrados no Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais – SEIIC. A ideia da pasta é reconhecer o trabalho desenvolvido por artistas, produtores, grupos, companhias, bandas, grupos musicais e demais empreendedores da cultura do Estado, que favorecem a circulação de bens, produtos e serviços artísticos e culturais em âmbito local, estadual, nacional e internacional.

Os recursos para o Edital são provenientes de emenda federal articulada pelo senador do Amapá, Davi Alcolumbre, com o objetivo de apoiar e incentivar os segmentos artísticos e culturais do Estado. O certame irá contemplar múltiplas vertentes artísticas, como a cultura popular, tradicional e identitária; teatro; arte circense; dança; artes visuais e/ou plásticas; artesanato; audiovisual; livro, leitura, literatura e biblioteca; e música.

Os participantes devem comprovar no ato da inscrição o tempo de atuação dos proponentes nos segmentos onde se inscreveram (no caso do segmento ‘categoria popular, tradicional e identitária’, a comprovação ocorre por meio dos movimentos culturais, com o reconhecimento de todos os proponentes do tempo de atuação mínima). Podem participar Microempreendedores Individuais (MEI) e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos. Os valores das premiações variam entre cinco e dez mil reais.

A Secult/AP disponibiliza em seu site vídeos explicando aos interessados sobre o funcionamento do Edital e como proceder no ato da inscrição. Além disso, os técnicos da Secretaria também estarão à disposição dos artistas e produtores culturais para sanar quaisquer dúvidas sobre o certame, por meio de ligações e WhatsApp no número – (96) 98808-0736. O acesso também pode ser via o e-mail da Secult/AP: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *