Atividades do Japiim concluem com entrega de certificados e apresentação de Cantata Natalina

img_5257

Oitenta “passarinhos” cantaram lindamente a música Aleluia nos idiomas inglês, francês, espanhol e português no encerramento do Projeto Japiim, na noite de sexta-feira, 9. O evento ocorreu no auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) sob o olhar atento de pais orgulhosos, professores, equipe coordenadora do projeto e autoridades convidadas. O Japiim é uma ave que imita o som de outros pássaros, por isso a referência aos alunos de passarinhos, pois eles aprenderam diversas expressões em outras línguas.
img_5134
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e há dois anos ganhou como padrinho o deputado estadual Paulo Lemos, que vem garantindo importantes apoios nas realizações de diferentes atividades do projeto, principalmente as extraclasses, como, por exemplo, financiar idas a cinemas, clubes aquáticos, passeios diversos. “Sem coração não tem educação. Ano passado ajudamos com a ida dessas crianças ao cinema. Este ano conseguimos ajudar um pouco mais e pelos próximos anos vamos ajudar ainda mais, podem contar comigo”. O vereador eleito Rinaldo Martins também participou da solenidade e manifestou interesse em também apoiar o Japiim, a partir de 2017.
img_5128
“É na sala de aula que a vida e o mundo se apresentam aos alunos, e o Japiim acontece além da sala de aula”, reforçou o secretário municipal de Educação, Paulo Mendes. José Cláudio, diretor-geral do Ceap, que disponibilizou o espaço para o evento, fez um pedido aos pais. “Nossos filhos são esteios dos adultos que os conduzem. Incentivem cada vez mais os seus filhos a participarem de projetos como este, que se propõem a mudar a realidade deles e a levá-los além”.
img_5145
De forma simples e direta, mas com o olhar emocionado e orgulhoso, a mãe Denise Souza, representante dos pais, agradeceu. “Essa é uma oportunidade única para nossos filhos, porque é só por meio da educação que a gente pode mudar a vida deles. Não temos nada material para deixar a eles, só a educação”.
img_5168
As diretoras das duas escolas onde o projeto foi implementado este ano, Wilson Malcher e Eunice das Chagas, também agradeceram. “A gente vê o envolvimento dos pais e eles acompanham de perto o desenvolvimento dos seus filhos, muitos se superam”, falou Dani Rossy, diretora da Wilson Malcher. “Comprometimento é a palavra chave deste projeto, assim como tudo o que se propõe a ser feito na rede de ensino de Macapá. É muito lindo ver que ao longo do ano não houve uma única falta de professores, nem de alunos. Esse é o nosso maior indicador: de que o Japiim dá certo e continuará dando”, complementou Alicirene Paes, diretora da Eunice das Chagas.
img_5238
Vera Lúcia, chefe da Divisão de Recursos Didáticos da Semed, setor ao qual o Japiim é subordinado, encerrou a fala da mesa ressaltando: “O Japiim tem a função social de incluir as crianças nesse universo de uma língua estrangeira, antes dela ser uma obrigatoriedade no currículo escolar. Por isso é uma iniciação na vida escolar, porque eles chegarão ao ensino fundamental 2 já com uma boa base de informações”.
img_5267
A solenidade de encerramento do Japiim foi concluída com a entrega dos certificados aos alunos e apresentação da Cantata Natalina, com entoação de músicas nas quatro línguas ensinadas no projeto, emocionando a todos os presentes.

Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067
Fotos: Saulo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *