Ato ecumênico inicia a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Foto: Antônio Sena.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta segunda-feira, 12, em frente ao Palácio do Setentrião, de uma missa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti. O acontecimento deu início à peregrinação da imagem pelos órgãos públicos de Macapá.

O primeiro a receber a santa foi o Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá. A romaria da imagem segue o roteiro tradicional e passará por várias instituições, até o ponto alto da programação, a procissão do Círio de Nazaré, realizado no dia 9 de outubro.

O Círio deste ano tem como tema “Maria, Mãe da Nova Criação”. Esta é a 77ª edição da manifestação católica no Amapá. O lançamento da programação aconteceu no dia 27 de agosto, no Salão Cultural da Paróquia Jesus de Nazaré.

De acordo com o bispo, o Círio é a festa religiosa católica mais tradicional do Amapá. Durante sua realização, o evento reúne cerca de 250 mil fiéis de todos os municípios do Estado. Conhecida como a “Rainha da Amazônia”, Nossa Senhora de Nazaré é padroeira da região Norte e congrega também centenas de pessoas em Belém do Pará.

“Os servidores dos órgãos por onde a santa passa e população que frequenta essas instituições fazem suas orações, agradecendo e pedindo graças a Nossa Senhora de Nazaré. Sempre buscando a Justiça e a Paz. Este é o sentido da peregrinação”, afirmou Dom Pedro José Conti.

Para o governador, a manifestação é um momento de celebração da identidade amazônica. Seu sentido espiritual causa efeito positivo na sociedade e ajuda na construção de um Amapá melhor.

“O Círio de Nazaré renova a esperança da população. Serve também como reflexão sobre a fé de cada um de nós, uma avaliação pessoal para que nós trabalhemos para melhorarmos as nossas vidas e das outras pessoas. Nos dá forças para trabalhar para construirmos um Estado melhor, cada um com sua responsabilidade”, disse o governador.

Apoio

Em agosto, o governador assumiu o compromisso de apoiar a manifestação de fé. Camilo Capiberibe fez o repasse de recurso na ordem de R$ 208.643,38 para a Diocese de Macapá realizar as festividades. O dinheiro foi destinado para ornamentação e publicidade, como cartaz e folder da programação, além das folhas de cânticos. O governador ressaltou que, além da religiosidade, o Círio faz parte da Cultura do Amapá, pois é realizada em Macapá desde 1934.

Além de Camilo Capiberibe, participaram do evento religioso a primeira-dama do Amapá, Cláudia Camargo Capiberibe, a vice-governadora, Dora Nascimento, secretários e servidores do Estado, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *