Atração Virtual: Companhia de Teatro Cangapé apresenta “Mistério do Picadeiro” nesta segunda (21)

Na próxima segunda-feira (21), a Companhia de Teatro Cangapé exibirá virtualmente o espetáculo “Mistério do Picadeiro”, uma história divertida sobre os festejos de natal. A atração será reproduzida ao vivo pelas redes sociais do grupo – Facebook (@ciacangape2013); Instagram (@cia.cangape_oficial); e Youtube (Cia. Cangapé) –, às 19 horas, com o apoio da Prefeitura de Macapá (PMM), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Grupo Teatral Marco Zero e Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá (Captta).

O espetáculo circense vem inovando com uma narrativa fora dos padrões clássicos natalinos. Deste modo, um bando de palhaços entra em cena trazendo brincadeiras e bobagem palhacesca para o festejo de natal. A atração é realizada há mais de quatro anos na comunidade do Bairro Araxá pelo grupo Cangapé, que mesmo com as limitações impostas pela pandemia, decidiu adaptar o trabalho para a internet, como uma forma de atender o público e levar entretenimento para o final de ano amapaense.

De acordo com a integrante do grupo Alice Araújo, a proposta virtual quer manter a tradição natalina do espetáculo e continuar promovendo o acesso à cultura, de forma criativa e inclusiva, e também usar a magia do circo e a magia dos palhaços como forma de amenizar os impactos sociais e culturais provocados pela covid-19. “Através de um espetáculo cômico e dinâmico, de sucesso de público e de crítica na cidade, queremos rememorar histórias da construção da identidade da nossa capital e, assim, levar aos lares amapaenses um pouco de alegria e entretenimento durante o isolamento social”, enfatizou a atriz e palhaça.

Sinopse

Mais um dia comum na rotina frenética do “Circo Lira”, com os artistas se preparando para a nova noite de espetáculo, porém, o palhaço recém-chegado a trupe parece ainda não ter se inteirado aos demais companheiros, sempre calado e sozinho, parece um palhaço meio diferente e vive a brincar com seu cãozinho de estimação. Só que naquele dia, algo extraordinário aconteceria na vida do Circo já na preparação para entrar no picadeiro.

O palhaço tripa percebe que o grande presente a ser ofertado a uma criança naquela noite sumiu, desesperados e muito atrapalhados todos decidem procurá-lo. Nessa procura muita confusão acontece, entram malabaristas, monociclistas e acrobatas, Mulambo, Chimbinha, Tripa e Perualda, os palhaços do “Circo Lira”.

Todos juntos vasculham o circo e chegam a conclusão que o palhaço novato foi quem pegou e presente, mas quando vão falar com ele, depois de ter o acusado pelo sumiço do presente, percebem que fizeram uma grande trapalhada e o acusaram injustamente, deixando o palhaço triste e magoado. Depois de perceber que foram injustos, resolveram reconhecer seus erros e pedir desculpas, todos se entendem e acabam achando sem querer o presente perdido, dando início ao grande e divertido show do “Circo Lira”.

Elenco e Equipe técnica

Alice Araújo (palhaça Perualda), Washington silva (palhaço Mulambo), Emerson Rodrigues (palhaço Novato), Lívia Letícia (palhaça Pipi), José Armando (palhaço Carambola), Mauro Santos (palhaço Chimbinha), Cleber Barsan (Iluminador) e Paulo Padovani (Apoio).

Serviço:

Daniel Alves
Assessor de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *