Atuação Pela Vida: Escuta Psicológica Itinerante atende mais dois bairros de Macapá

No último sábado (16), o projeto Atuação Pela Vida, realizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, promoveu mais uma “Escuta Psicológica Itinerante”, dessa vez, nas escolas estaduais Lucimar Amoras Del Castillo, bairro Santa Rita, e Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova I. A iniciativa, realizada em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental.

A Escuta Itinerante possibilita a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos foram realizados por psicólogos do Ambacs, todos voluntários do projeto, que ficaram divididos nas duas unidades de ensino.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, e os promotores da Saúde, André Araújo e Fábia Nilci, acompanharam as atividades nas escolas, quando reuniram com professores, psicólogos e voluntários. A necessidade de ampliar a oferta de vagas e unidades especializadas em saúde mental no Amapá foi apontado como prioridade. “Em vários casos – identificados durante as escutas – houve a necessidade de encaminhamento para outros profissionais de saúde. O problema é que uma consulta com psiquiatra, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS), costuma demorar meses para ser agendada”, frisou o André Araújo.

Após os relatos, a procuradora Ivana Cei reafirmou o apoio irrestrito da gestão com a iniciativa. “Observamos o quanto precisamos unir esforços para fortalecer e ampliar nossa capacidade de atendimento. Estamos buscando parcerias institucionais que possam nos ajudar com essa demanda, cada vez maior, por cuidados com a saúde mental. Não faltará, de nossa parte, esforço, dedicação e compromisso, afinal, estamos falando da necessidade de preservarmos vidas”, manifestou a PGJ.

“Viver é sempre a melhor opção”

O projeto Atuação Pela Vida tem na campanha de conscientização a mensagem de que “Viver é sempre a melhor opção”.

A cada etapa do projeto ocorre intensa troca de experiências, relatos e aprendizagem entre os integrantes da equipe. Ao final dos atendimentos, é realizada uma reunião de avaliação visando a próxima etapa.

Para mobilizar e sensibilizar a comunidade foram realizadas palestras e ações de comunicação junto aos moradores do entorno, a fim de que pudessem aproveitar a oportunidade de uma conversa empática com os psicólogos.

“Aos poucos a comunidade vai chegando e sentindo coragem de falar sobre seus sentimentos e emoções. Ainda á um tema tabu e nosso propósito é justamente quebrar estigmas e preconceitos, falar do assunto de forma assertiva, acolher os que estão precisando de cuidados e lutar pelo fortalecimento da rede de saúde mental no Amapá”, disse a titular da 2ª Promotoria de Defesa da Saúde, promotora de Justiça Fábia Nilci, uma das coordenadoras do projeto.

Washington Brandão, coordenador da Ambacs, avalia com positivo todo esse processo de sensibilização da sociedade amapaense para debater essas temáticas. “A cada dia estamos chegando a novos lugares e alcançando mais pessoas, o que é extremamente positivo, uma vez que ainda há muito preconceito quando o assunto envolve nossas próprias emoções. Precisamos quebrar essas barreiras e o Atuação Pela Vida tem dado enorme contribuição”, finalizou.

A coordenação do projeto registra um agradecimento especial a intérprete de Libras, Josielma Garcia, que voluntariamente aderiu ao projeto, e aos diretores das escolas Lucimar Amoras e Maria Ivone, Thassylany Amanajás e Maria de Lourdes Gama Neres, respectivamente, pelo apoio dado durante toda a ação.

Atuação pela Vida vai capacitar mais de 600 agentes comunitários de saúde

Na última quinta-feira (14), houve mais uma etapa do o ciclo de capacitação – previsto pelo projeto Atuação Pela Vida -, para mais de 600 agentes comunitários de saúde. Realizado em parceria com a Ambacs e a Prefeitura de Macapá (PMM), o curso tem como objetivo qualificar esses profissionais para melhorar o acolhimento e assistência a quem se encaixa no quadro de comportamento suicida. O foco é fortalecer o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que, por meio de ações diretas junto à população, poderão identificar sinais em pessoas que precisam de apoio e atendimento especializado.

SERVIÇO:

Ana Girlene Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *