Atuação pela Vida: MP-AP e Ambacs realizam Escuta Psicológica Itinerante no bairro Zerão

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Projeto Atuação pela Vida,  executado em parceria pela Promotoria de Justiça da Saúde de Macapá e Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), realizou neste sábado (18), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Zerão, zona Sul da capital amapaense, a Escuta Psicológica Itinerante. O objetivo da ação é fortalecer ainda mais os espaços para atendimento, levando apoio emocional e acolhimento à população, com o propósito de conscientizar sobre o problema e propagar suporte às pessoas que estão passando pela situação de idealização suicida.

A promotora de Justiça da Saúde, Fábia Nilci, e o coordenador do Ambacs, psicólogo Dr. Washington Brandão, foram recebidos pela diretora da UBS, Andréa Costa, que colocou o espaço à disposição para que o trabalho fosse realizado em seis consultórios da Unidade.

“Recebemos o Projeto Atuação pela Vida de braços abertos, pois é um serviço essencial para a sociedade. A saúde mental é a base para tudo na vida e com a pandemia, muitas pessoas passaram por dificuldades que marcaram suas vidas. Portanto, essa ação é fundamental. Parabéns ao MP-AP e Ambacs pelo trabalho”, frisou diretora da UBS, que aprovou a iniciativa.

Dezenas de pessoas foram atendidas pelas seis psicólogas voluntárias da Ambacs, que conta com 25 profissionais da área revezando-se a casa ação. A Escuta Itinerante possibilita a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio.

Os profissionais acolheram, escutaram e puderam dar orientações. Os atendimentos realizados deram a oportunidade que muitos aguardavam para tirar dúvidas, fazer questionamentos e falar de suas emoções.

A servidora pública Iziana Santos, mãe de uma adolescente de 12 anos que recebeu atendimento, reforçou a importância da Escuta. “Esse atendimento é importantíssimo, pois no meu caso, mãe de uma adolescente, entendo que os jovens precisam falar sobre situações que eles passam e não conseguem desabar com os pais. Para tal, nada melhor do que um psicólogo, já que é um profissional especializado”, destacou.

De acordo com o coordenador da Ambacs, além do seu objetivo principal, com o advento da pandemia e o necessário isolamento social, as pessoas sofreram psiquicamente com todo este processo e precisam de atendimento psicológico.

“As escutas feitas nestes plantões são a porta de entrada para identificarmos, após essas primeiras avaliações, as pessoas que precisam ser encaminhadas para a rede de apoio.  A parceria interinstitucional com o MP-AP e com as UBS’s,  são fundamentais para o sucesso deste propósito”, frisou Washington Brandão

Segundo a promotora de Justiça da Saúde, o projeto continua acontecendo por necessidade desse cuidado permanente com a saúde mental.

“Em 2018, nós percebemos que ouve um acréscimo de número de casos de suicídio no estado e entendemos a necessidade de reunir toda a rede que faz esse atendimento na área da saúde mental. Reunimos associações que fazem esse tipo de atendimento para esclarecer a população que a saúde mental é importante. E, também, desmistificar o preconceito que existe e trabalhar na rede estadual e municipal o fortalecimento para que esses locais possam receber as pessoas e ofertar ajuda especializada”, pontuou a promotora de Justiça Fábia Nilci.

Sobre o AtuAção pela Vida

O AtuAção pela Vida, iniciado em 2019, tem a campanha de conscientização que reforça a mensagem “Viver é sempre a melhor opção”, com o objetivo maior da prevenção ao suicídio. O projeto é executado por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização.

As escutas psicológicas reforçam as ações do projeto “Atuação pela Vida” no período da campanha do “Setembro Amarelo”. Todos os cuidados de prevenção da Covid-19 foram adotados, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde pública, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispondo de álcool em gel para higienização das mãos.

A programação iniciou no último dia 11, na UBS no bairro Marabaixo II, na Zona Norte da cidade e segue no dia 25 de setembro, na na Unidade Básica de Saúde Álvaro Corrêa, na Zona Norte de Macapá, visando dar consciência sobre o problema e levar suporte às pessoas que estão passando pela situação de ideação suicida.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares e Addan Vieira
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *