Atuação pela Vida: MP-AP participa do lançamento do projeto “Observatório do Comportamento Suicida na Adolescência”

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, com o projeto Atuação Pela Vida, participou na noite de quinta-feira (10), do lançamento do projeto “Observatório do comportamento suicida na adolescência”, realizado pelo grupo Amanã Espaço Colaborativo, que trabalha a valorização da vida. A iniciativa ocorreu de forma on-line, transmitida pelo Youtube. O projeto tem como objetivo principal possibilitar a pesquisa e implementar ações que possam diminuir a prática de suicídio entre os adolescentes no Amapá.

Durante o lançamento, promotora de Justiça Fábia Nilci, titular da Promotoria de Defesa da Saúde e coordenadora do projeto Atuação pela Vida do MP-AP, divulgou o cronograma de ações do projeto para 2020, o qual é focado na saúde mental, com palestras, escutas psicológicas e capacitações de profissionais que lidam de frente na prevenção ao suicídio.

“Estou contente em participar do lançamento de um projeto tão importante e divulgar as ações do projeto Atuação pela Vida, que existe há mais de um ano, onde ele surgiu da necessidade do fortalecimento da rede de proteção de quem está em sofrimento”, comentou Fabia Nilci.

A Promotoria de Defesa da Saúde trabalha, desde 2019, o projeto Atuação Pela Vida, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A ação consiste em mutirões de escutas psicológicas, com objetivo de estabelecer o cuidado permanente com a saúde mental e, assim, a prevenção ao suicídio em Macapá, por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização. Este trabalho resultou, no ano passado, em inúmeras atividades.

Além da participação da promotora de Justiça, a live contou com a apresentação de outros projetos voltados para a saúde mental, como o Ambacs, apresentado pelo psicólogo Washington Brandão, o Semeamar, com Marineide Almeida (FEAP) e também sobre o Centro da Valorização da Vida (CVV), com a doutora Jane Borges.

Assista a live de lançamento:

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares e Vanessa Albino
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *