Audiência Pública debate a luta contra o câncer infantil em Macapá

Na sexta-feira, 28, aconteceu, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), a Audiência Pública “Desafios contra o Câncer Infantil em Macapá”, de autoria do Vereador Claudiomar Rosa (AVANTE).

Ao longo do evento,  representantes de Organizações Não-Governamentais e de entidades de luta contra o câncer relataram as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e familiares no tratamento da doença.

Para Agenílson Silva, presidente da ONG Carlos Daniel, que é a referência quando o assunto é apoio às famílias e aos pacientes em tratamento de câncer infantil no Amapá, a rede de atendimento é precária e precisa ser melhor gerenciada  pelos gestores. “A porta de entrada para o diagnóstico precoce são as Unidades Básicas de Saúde. Nesse sentido, é necessário  capacitar os profissionais e acolher os pacientes com dignidade”, relata Agenílson.

O Juiz Marconi Pimenta, idealizador da Audiência Pública, ressaltou da urgência de executar politicas públicas que melhorem o tratamento de Câncer Infantil  no Amapá:

“O Amapá precisa que os entes políticos se unam e fortaleçam uma rede de apoio aos familiares e pacientes de câncer. Isso é urgente”, disse Marconi.

O governo do estado foi representado pela diretora assistente do Hospital da Criança e Adolescente, Ana Cláudia. Segundo a gestora, essa dificuldade enfrentada para fazer tratamento fora do estado será superada com o funcionamento de radioterapia no Amapá, daqui 1 ano e meio,  para todas as faixas etárias.

Para Claudiomar Rosa, a audiência pública é instrumento imprescindível para cobrar das autoridades que fortaleça uma rede de políticas públicas voltadas para o tratamento oncológico infantil.

“ A gente  ouviu as demandas, os lamentos e as necessidades dessas pessoas. Tenho certeza que dessa reunião vão sair coisas produtivas. Tenho certeza que as coisas vão fluir e vamos apresentar tudo o que foi relatado para todos os gestores públicos e, assim, buscarmos solução para o tratamento do câncer infantil no Amapá, concluiu Claudiomar.

Assessoria de comunicação do vereador Claudiomar Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *