Aumenta procura por tratamento psicológico em tempos de pandemia

Prontos para deitar no divã? Por muitos anos a psicologia sofre um certo receio, alguns tabus e mitos ainda cercam a profissão que limitam muitas pessoas a recorrerem a esse tipo de tratamento. No entanto, cada vez mais pacientes percebem a importância de procurar ajuda profissional de qualidade para enfrentar questões importantes do cotidiano.

Segundo muitos estudos científicos, mais de um quarto dos adultos apresentam algum problema, como depressão, ansiedade ou qualquer outro transtorno. E ainda existem doenças graves, hábitos nocivos, problemas de relacionamentos e uso de substâncias que podem causar debilidades físicas e emocionais.

De acordo com a psicóloga Conceição Teixeira, que trabalha com psicologia clínica, que é a área da psicologia dedicada ao estudo dos distúrbios mentais, seus sintomas, causas, tratamentos e intervenções psíquicas. “Estudamos comportamentos, que são diferentes, mas alguns comportamentos podem levar uma pessoa a ser demitida de um emprego, a não conseguir uma relação amorosa, muitas vezes esses comportamentos geram problemas emocionais gravíssimos, podendo a pessoa até tirar a própria vida”, relata.

E neste período de pandemia, cresceu a demanda para esses profissionais, pois o medo da doença, o isolamento social e não certeza do que vai acontecer trouxe muito desespero, aflição, ansiedade e pânico para as pessoas.

“Muitos pacientes chegaram com o nível de estresse alto, medo, ansiedade e depressão. Momento este que estamos vivendo é um gatilho para as questões emocionais, estamos parecendo bomba relógio, alguns porque não aguentam ficar em casa, pois somos seres sociais, e muitos acabam depressivos, ou explosivos, temos outra categoria, que é muito receosa e acaba dobrando os cuidados virando até uma fobia, e não escapa ninguém, até as crianças estão passando por isso”, informa Conceição.

Para ajudar o tratamento é muito importante, o profissional vai acompanhar o paciente dentro da sua realidade específica, cada caso é um caso, e a pessoa é analisada como um todo. “Teremos um objetivo a alcançar que é resolver a situação que o levou ao tratamento. Faremos um caminho juntos na busca da solução do problema!”, destaca a psicóloga.

Conceição Teixeira é psicóloga clínica, atua na Smartclin, no horário das 14h às 19h, atendendo crianças, jovens e adultos na modalidade individual e em grupo. Trabalha também como psicóloga empresarial, acompanha equipes e formação de líderes, através de contratos que atendam as demandas específicas de cada negócio. Desenvolve treinamento e capacitação, em formações de cunho Comportamental, como: Grafoanalise, Coaching, Programação Neurolinguística e outros.

Serviço:

Smartclin : Av Duque De Caxias, esquina com Manoel Eudoxio, empresarial Office Araguari, sala 805 (Próximo ao fórum).
Contato: (96) 98113 9068 (agendamento de consulta)

Asscom – Pérola Pedrosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *