Autoridades e sociedade civil prestigiam Sessão Plenária do TRE/AP em Santana

Corte

 

Com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral da população, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou nesta quarta-feira (13), uma Sessão Itinerante no Cartório Eleitoral da 6ª zona, localizada na Vila Amazonas, em Santana. Foram julgadoss 11 processos judiciais referentes ao município onde ocorreu o evento e um administrativo. Prestigiaram a Plenária servidores do TRE, magistrados, parlamentares, imprensa e sociedade civil.

Participaram da sessão os juízes Carlos Tork (Presidente) Stella Ramos (Vice-Presidente/Corregedora), Lívia Peres, Eleusa Muniz, Luiz Hausseler, Vicente Gomes e Fábio Garcia. Também presentes o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Felipe Moura Palha e o juiz eleitoral de Santana, José Bonifácio.

O reconhecimento do cidadão santanense

O cidadão João Ramalho destacou que a sessão itinerante foi fundamental para seu entendimento sobre a composição da Corte e como é realizado o julgamento. O eleitor santanense elogiou a iniciativa e agradeceu a oportunidade.

Prestação de contas

Antes da Sessão, o Presidente do TRE-AP, Desembargador Carlos Tork, fez uma prestação de contas aos presentes sobre os custos da Justiça Eleitoral em Santana. O magistrado explicou que o Cartório Eleitoral da cidade custou R$ 3 milhões, investimento proveniente de emendas parlamentares, que melhoraram o atendimento e serviços eleitorais aos cidadãos santanenses.

Ele também destacou o custo de uma eleição, com base no pleito de 2012, no município, quando foram investidos, além das despesas ordinárias, mais de R$ 75 mil com o pagamento de diárias, aquisição de combustíveis e suprimento de fundos. Também foi ressaltado que a Justiça Eleitoral julgou 100% os processos de registro de candidaturas, e 70% dos demais processos de eleição. O objetivo é zerar os processos para que não haja pendências para as Eleições 2016.

Continuidade da Caravana da Cidadania em Santana

A ação segue na quinta e sexta-feira com o curso para pretensos candidatos a cargos eletivos nas Eleições de 2016 e membros de agremiações políticas. A capacitação também será realizada no Cartório Eleitoral da 6ª zona, localizado na Rua D 13, quadra 17, lote 2, Vila Amazonas (próximo a antiga caixa d’água da Icomi). A capacitação é gratuita e ocorrerá de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A ação será realizada, em todo o Amapá, pelo TRE em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público Estadual (MP/AP), Ministério Público Federal (MPF/AP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP).

Além disso, a Caravana fará atendimentos na Escola Estadual Francisco Walci Lobato Lima, localizada na Avenida Maria Colares, 1940, no bairro Nova Brasília, Santana. Os serviços que serão ofertados são: Alistamento Eleitoral, Recadastramento Biométrico, palestras. A ação, coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), faz parte do Programa Eleitor do Futuro, que tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *